Copa: Confira o horário de funcionamento de serviços públicos em Goiânia

A Prefeitura de Goiânia oficializou a alteração no horário de atendimento das repartições públicas municipais nos jogos do Brasil na Copa do Mundo. Até então os horários de unidades como o Atende Fácil, Mutirama, Zoológico, escolas municipais, Ministério Público, Tribunal de Justiça e a própria Prefeitura já tinham sido disponibilizados. Faltando apenas um dia para o primeiro da seleção, confira também o funcionamento do Vapt Vupt no estado e da Urgência 24 horas em Goiânia. Confira abaixo: 

Vapt Vupt 

Durante os jogos da seleção brasileira nas fases de grupo, o órgão funcionará em horário especial. Quando as partidas forem às 13h, o expediente será encerrado às 12h. Já nas datas em que a seleção entra em campo às 16h, o funcionamento das agências será até às 14h. Quando a competição for às 12h não haverá alteração no expediente. 

Os clientes que agendaram serviços antes da publicação do decreto com a definição das regras para o funcionamento dos órgãos públicos devem buscar a agência escolhida, na mesma semana da marcação, para alterar o dia e horário do atendimento. A medida passa a valer a partir desta quinta-feira, 24.

Vale ressaltar que além dos atendimentos presenciais, o Vapt Vupt, do Governo de Goiás oferta mais de 110 serviços totalmente digitais, por meio do programa Expresso. Os usuários podem acessar o portal em qualquer horário, dia ou local.

Unidades de urgência 24h 

As unidades de urgência 24 horas da capital estarão funcionando normalmente nos dias dos jogos da seleção brasileira. A testagem ampliada a vacinação contra Covid-19 e de rotina são ofertadas no Centro Municipal de Vacinação (CMV) e Ciams Urias Magalhães, em Goiânia.

Conforme o decreto municipal de Goiânia, as unidades de Atenção Primária atenderão normalmente das 08h às 14h, nesta quinta-feira, 24. No CMV e Ciams Urias Magalhães, o atendimento será das 08h às 17h, já o horário da testagem segue das 08h às 16h.

O Centro de Zoonoses funcionará em regime de plantão, e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130, quando presenciados casos de animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.

Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação e profissionais de salvamento.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ponte TO-MA: Agência irá avaliar qualidade da água de rio após queda de ponte

A Agência Nacional de Águas (ANA) anunciou nesta terça-feira, 24, que está avaliando a qualidade da água no Rio Tocantins, na área onde desabou a ponte Juscelino Kubitschek, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Essa medida se justifica devido à informação de que alguns dos caminhões que caíram no rio após a queda da ponte carregavam pesticidas e outros compostos químicos.

O foco das análises está no abastecimento de água a jusante (rio abaixo) a partir do local do acidente. A ANA, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão, vai determinar os parâmetros básicos de qualidade da água e coletar amostras para as análises ambulatoriais. O objetivo é detectar os principais princípios ativos dos pesticidas potencialmente lançados na coluna d’água do rio Tocantins.

As notas fiscais dos caminhões envolvidos no desabamento apontam quantidades consideráveis de defensivos agrícolas e ácido sulfúrico na carga dos veículos acidentados. No entanto, ainda não há informações sobre o rompimento efetivo das embalagens, que, em função do acondicionamento da carga, podem ter permanecido intactas.

Devido à natureza tóxica das cargas, no domingo e segunda-feira, 23, não foi possível recorrer ao trabalho dos mergulhadores para as buscas submersas no rio. O Corpo de Bombeiros do Maranhão confirmou nesta terça-feira, 24, a morte de quatro pessoas (três mulheres e um homem) e o desaparecimento, até o momento, de 13 pessoas.

Sala de crise

Na quinta-feira, 26, está prevista a reunião da sala de crise para acompanhamento dos impactos sobre os usos múltiplos da água decorrentes do desabamento da ponte sobre o rio Tocantins. Além da própria ANA, outros órgãos participam da sala de crise, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Ministério da Saúde.

O Dnit está com técnicos no local avaliando a situação para descobrir as possíveis causas do acidente. Segundo o órgão, o desabamento foi resultado porque o vão central da ponte cedeu.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp