Goiânia recebe neste fim de semana a 3ª edição da Copa Construindo Campeões. A competição reúne cerca de 5 mil alunos das turmas do projeto de artes marciais criado pelo Governo de Goiás e vai agitar várias praças esportivas da capital e também de Aparecida de Goiânia, de sexta-feira até domingo.
O evento vem crescendo ano após ano. A 1ª edição, realizada em 2022, teve 1,5 mil atletas inscritos, número que saltou para cerca de 2,1 mil no ano seguinte. Na edição de 2024, quase 5 mil atletas vão participar da competição, de 64 municípios goianos.
Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rudson Guerra comemorou o crescimento que a Copa Construindo Campeões alcançou, com o aumento no número de participantes e também de modalidades disputadas.
“O projeto tem um viés muito social, mas já ultrapassou essa barreira e chegou ao patamar do alto rendimento, com atletas disputando competições nacionais e até internacionais, e levando a bandeira de Goiás para pódios pelo mundo a fora. E esse alto nível vai poder ser observado durante esse fim de semana”, destacou o titular da pasta.
A novidade para a edição de 2024 é a inclusão de novas modalidades, além do karatê. Também estão no programa de competições as disputas do judô, taekwondo, jiu-jitsu, boxe, kickboxing e kung-fu, outras modalidades também ministradas pelo projeto. Aluno de boxe, Reinan Rocha está entusiasmado para lutar no campeonato.
“O Construindo Campeões trouxe a oportunidade pra gente sonhar de novo. O boxe em Goiás era totalmente desamparado, e agora a realidade é muito diferente”, afirmou o atleta de 18 anos.
Assim como nos anos anteriores, o Governo de Goiás vai oferecer todo o apoio logístico e estrutural para os participantes, o que inclui transporte, hospedagem, alimentação e materiais esportivos.
Agenda
A programação da Copa Construindo Campeões começa nesta sexta-feira, 29, com as disputas de karatê, no Ginásio Goiânia Arena. No sábado outras modalidades entram em ação, com o kickboxing e o kung-fu, no Centro de Excelência do Esporte, e o boxe, no Ginásio do Jardim América.
No domingo também haverá lutas de jiu-jitsu, no Ginásio Rio Vermelho, e do taekwondo, no Centro Esportivo de Aparecida de Goiânia.
Projeto Construindo Campeões
Criado em 2019, o projeto Construindo Campeões oferece aulas de artes marciais para todas as faixas etárias. Atualmente, o programa atende quase 13 mil alunos e está presente em mais de 100 municípios goianos.