Copa do Brasil 2025: CBF altera lista de clubes garantidos; Águia de Marabá herdando vaga. Conheça o caso e novos participantes.

DE Copa do Brasil de 2025: CBF realiza análise, e lista dos clubes garantidos sofre alteração; veja
Águia de Marabá herda vaga na competição através do Campeonato Paraense. Com decisão, São Francisco-PA, até então confirmado, é comunicado que está fora do torneio; entenda o caso

Retrospectiva musica conta a história da Copa do Brasil 2024

A lista dos 92 clubes garantidos na disputa da Copa do Brasil de 2025 sofreu uma alteração após uma análise da Confederação Brasileira de Futebol (DE). Na ocasião, o São Francisco-PA, até então confirmado na competição, recebeu um comunicado da entidade, intermediado pela Federação Paraense de Futebol (FPF), que informava que o Águia de Marabá herdaria a terceira vaga do Pará na competição no próximo ano, pois foi o quarto colocado no campeonato estadual.

Com a decisão da CBF, o Águia de Marabá entrou no lugar do São Francisco-PA e, até o momento, está garantido na Copa do Brasil de 2025.

ENTENDA O CASO

O Águia de Marabá se pautava no regulamento em que o quarto colocado no Parazão teria a vaga na Copa do Brasil. Do outro lado, o São Francisco se assegurava no vice-campeonato da Copa Grão-Pará.

Depois do imbróglio, a CBF emitiu um documento e informou que o Águia de Marabá, será o quarto representante paraense na Copa do Brasil em 2025 por causa do seu desempenho no estadual; veja abaixo documento da entidade.

A diretoria jurídica e Diretoria de Competições reiteram, com base nos regulamentos editados pela CBF e nos elementos fáticos já analisados anteriormente, que a distribuição de vaga para a Copa do Brasil 2025 deve seguir a classificação final do Campeonato Estadual Paraense de 2024 e não pode ser atribuída ao vice-campeão da Copa Grão-Pará 2024. Dessa forma, entende-se que a distribuição da vaga na Copa do Brasil de 2025 deve ser direcionada ao Águia de Marabá (4º colocado no Campeonato Estadual Paraense).

LISTA ATUALIZADA DOS CLUBES GARANTIDOS NA COPA DO BRASIL 2025

NORTE

* Acre: Independência-AC e Humaitá;
* Amapá: Oratório e Trem;
* Amazonas: Amazonas e Manaus;
* Pará: Remo, Paysandu, Tuna Luso e Águia de Marabá;
* Rondônia: Barcelona-RO e Porto Velho;
* Roraima: São Raimundo-RR e GAS;
* Tocantins: União-TO e Tocantinópolis.

NORDESTE

* Alagoas: CSE, CRB, ASA e CSA;
* Bahia: Bahia, Vitória, Barcelona de Ilhéus e Jequié;
* Ceará: Ceará, Maracanã, Fortaleza e Ferroviário;
* Maranhão: Sampaio Corrêa e Maranhão;
* Paraíba: Botafogo-PB e Sousa;
* Pernambuco: Sport, Retrô e Náutico;
* Piauí: Altos e Parnahyba;
* Rio Grande do Norte: América-RN, ABC e Santa Cruz-RN;
* Sergipe: Confiança e Sergipe.

CENTRO-OESTE

* Distrito Federal: Capital-DF e Ceilândia;
* Goiás: Atlético-GO, Vila Nova e Aparecidense;
* Mato Grosso: União Rondonópolis, Cuiabá e Operário VG;
* Mato Grosso do Sul: Dourados e Operário-MS.

SUDESTE

* Espírito Santo: Rio Branco-ES e Rio Branco VN;
* Minas Gerais: Tombense, América-MG, Cruzeiro, Atlético-MG, Athletic Club e Pouso Alegre;
* Rio de Janeiro: Flamengo, Fluminense, Nova Iguaçu, Vasco, Botafogo, Portuguesa-RJ, Boavista e Olaria;
* São Paulo: Palmeiras, Santos, Bragantino, Novorizontino, São Paulo, Inter de Limeira, Ponte Preta, Portuguesa, Corinthians e Votuporanguense.

SUL

* Paraná: Athletico-PR, Coritiba, Maringá, Operário-PR e FC Cascavel;
* Rio Grande do Sul: Caxias, Internacional, Juventude, Grêmio, São José-RS e Guarany de Bagé;
* Santa Catarina: Brusque, Criciúma e Concórdia.

MODELO DE DISPUTA

O formato da Copa do Brasil segue sem alterações, com duelos eliminatórios nas suas sete fases:

* Primeira fase: jogo único, com o time de menor pontuação no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF sendo o mandante. Em caso de empate, o visitante se classifica. Os duelos com os 80 times serão definidos por sorteio.
* Segunda fase: também em jogo único, tendo o mando de campo da partida definido por sorteio. Em caso de empate, disputa da classificação nos pênaltis.
* Terceira fase: entram os 12 times previamente classificados (Libertadores, Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B e Série A do Brasileirão) mais as 20 equipes que passaram das duas primeiras fases. Sorteio define os confrontos, com jogos de ida e volta.
* Oitavas de final: jogos de ida e volta, com um sorteio entre os 16 classificados. Todos os clubes poderão se enfrentar.
* Quartas de final: partidas de ida e volta, e um sorteio entre os oito classificados para a formação dos duelos. Todos as equipes poderão se enfrentar.
* Semifinais e Final: duelos de ida e volta, com o mando de campo definido por sorteio. Em caso de empate na soma dos placares das partidas, decisão nos pênaltis.

FLAMENGO É O ATUAL CAMPEÃO

O Flamengo se sagrou pentacampeão da Copa do Brasil. O Rubro-Negro bateu o Galo por 3 a 1 no jogo da ida e por 1 a 0 no jogo da volta. A primeira partida foi disputada no Rio de Janeiro. A volta em Belo Horizonte. Plata marcou o gol do título do Fla na segunda partida.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

11 jogadores de seleções estrangeiras que se aposentaram em 2024: Kroos, Iniesta, Pepe… Veja lista de estrelas com títulos de Copa do Mundo e Champions League.

Kroos, Iniesta, Pepe… Veja lista com 11 jogadores de seleções estrangeiras aposentados em 2024

Do goleiro ao centroavante, dá para formar um time de estrelas que deixaram os gramados este ano. E que time: juntos, eles somam quatro Copas do Mundo, sete Euros, duas Copas América e 22 Champions League conquistadas

O ano de 2024 marcou a despedida dos gramados de alguns dos grandes jogadores do século XXI. O ge selecionou um time inteiro de novos aposentados dos gramados, contando apenas jogadores que atuaram em seleções estrangeiras, incluindo dois brasileiros naturalizados, o português Pepe e o espanhol Thiago Alcântara.

Do goleiro ao centroavante, dá para formar um time de respeito, com um currículo repleto de títulos. Para ficar nos mais importantes, os 11 jogadores escolhidos somam quatro Copas do Mundo, sete Eurocopas, duas Copas América e 22 Champions League conquistadas.

CONFIRA 11 JOGADORES QUE SE APOSENTARAM EM 2024:
### CLAUDIO BRAVO, GOLEIRO CHILENO, 41 ANOS
Revelado pelo Colo-Colo, jogou na Real Sociedad, Barcelona, Manchester City e Betis, seu último clube. Ganhou a Champions League de 2014/15, com o Barça, e foi bicampeão da Copa América com a seleção do Chile (2015 e 2016)

### PEPE, ZAGUEIRO BRASILEIRO NATURALIZADO PORTUGUÊS, 41 ANOS
Natural de Maceió, Pepe saiu do Brasil aos 18 anos para fazer uma carreira de sucesso na Europa. Em Portugal, virou ídolo do Porto e da seleção, sendo titular e um dos destaques da conquista da Eurocopa de 2016. Também ganhou a Liga das Nações da Uefa 2018/19 pela seleção de Portugal. Jogou dez anos no Real Madrid, onde colecionou títulos, incluindo três Champions League. De volta ao Porto em 2019, jogou até o fim da temporada 2023/24, quando anunciou a aposentadoria dos gramados.

### LEONARDO BONUCCI, ZAGUEIRO ITALIANO, 37 ANOS
Feito raro no futebol italiano, Leonardo Bonucci defendeu as camisas de três grandes rivais do país: Inter de Milão, Milan e Juventus. Pela seleção italiana, conquistou a Eurocopa de 2020, disputada em 2021 por causa da pandemia de Covid-19. Encerrou a carreira em maio, no Fenerbahçe.

### RAPHAËL VARANE, ZAGUEIRO FRANCÊS, 31 ANOS
Zagueiro de boa técnica, Raphaël Varane foi campeão do mundo com a França na Copa de 2018 e venceu também a Liga das Nações da Uefa de 2020/21. Jogou por dez anos no Real Madrid, com 18 títulos conquistados, incluindo quatro Champions League. Depois foi para o Manchester United, e em 2024 se transferiu para o Como, da Itália, mas sofreu uma lesão no joelho logo na estreia e decidiu encerrar a carreira aos 31 anos. Pelo menos, está sabendo curtir a vida de aposentado.

### JOËL MATIP, ZAGUEIRO ALEMÃO NATURALIZADO CAMARONÊS, 33 ANOS
Revelado pelo Schalke 04, Joel Matip ganhou destaque com a camisa do Liverpool, onde atuou de 2016 até encerrar a carreira, em outubro deste ano. Dos seis títulos conquistados pelos Reds, dois são especiais: a Champions League de 2018/19 e a Premier League de 2019/20, encerrando um jejum de 30 anos do clube sem vencer o Campeonato Inglês.

### THIAGO ALCÂNTARA, MEIA BRASILEIRO NATURALIZADO ESPANHOL, 33 ANOS
Filho do campeão mundial de 1994 Mazinho, Thiago Alcântara nasceu na Itália, tinha cidadania brasileira mas escolheu defender a seleção da Espanha, onde passou a infância, durante a passagem do seu pai por Celta de Vigo e Elche. De técnica refinada, fez parte de times vencedores, como o Barcelona campeão da Champions de 2010/11 e o Bayern de Munique, onde ganhou novamente o título europeu, em 2019/20. No Liverpool desde 2020, foi vencido pelas seguidas lesões, até decidir parar em julho, aos 33 anos. Voltou ao Barcelona com o objetivo de fazer parte da comissão técnica do clube espanhol.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp