Copa do Brasil 2026: Mudanças nas vagas do Paraná e novo regulamento da competição

PR - PONTA GROSSA - 01/05/2025 - COPA DO BRASIL 2025, OPERARIO X VASCO - Boschilia jogador do Operario durante partida contra o Vasco no estadio Germano Kruger pelo campeonato Copa Do Brasil 2025. Foto: Joao Vitor Rezende Borba/AGIF

Copa do Brasil: como ficam as vagas do Paraná com as mudanças na competição em 2026

Presidente da FPF, Hélio Cury Filho detalha vagas no principal mata-mata nacional

Novo calendário do futebol brasileiro: conheça as mudanças que vão entrar em vigor em 2026

O futebol paranaense pode aumentar a presença na Copa do Brasil 2026 com as mudanças do calendário brasileiro divulgadas pela CBF.

Com o novo regulamento da competição, todos os 20 times da Série A do Brasileirão vão entrar diretamente na quinta fase. Além disso, os campeões das Séries C e D garantem a vaga, com entrada a partir da terceira fase.

A Copa do Brasil passa a ter 126 clubes. Em 2027, este número aumentará para 128. Até 2025, o principal mata-mata do país começava com 92 times.

No melhor cenário possível o estado pode chegar a nove vagas na competição, caso aconteça o acesso de Athletico, Coritiba e Operário-PR e também se o Londrina for o campeão da Série C.

No entanto, o contexto mais provável, no momento, é que apenas Athletico e Coritiba garantam a vaga direta em caso de acesso. Com isso, podem ser sete times paranaenses na Copa do Brasil.

Há ainda a vaga pela Taça FPF, em que o campeão pode escolher participar da Copa do Brasil ou da Copa Sul-Sudeste. Caso o campeão escolha a Sul-Sudeste, o vice fica com vaga da Copa do Brasil.

Neste cenário, quatro vagas seriam remanejadas para equipes que disputaram o Campeonato Paranaense.

— Com acesso do Athletico, Coritiba e Operário-PR, como a Federação tem cinco vagas garantidas, nós teremos um desmembramento de vagas para os demais participantes do Campeonato Paranaense — afirmou o presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Cury Filho.

— Então, a gente pode chegar a oito ou talvez nove vagas, caso o Londrina seja campeão da Série C, porque também nessa nova regra da CBF, os campeões da Série C e da Série D também terão direito a uma vaga na Copa do Brasil. Então a gente pode ter de cinco a nove vagas na Copa do Brasil — completou.

O desenho completo dos times paranaenses na Copa do Brasil 2026 só será possível em dezembro, depois do fim da Série B e da Taça FPF.

A partir de 2026, a Copa do Brasil terá final única, em estádio neutro.As quatro primeiras fases serão decididas em partida única. Da quinta até as semifinais, haverá jogos de ida e volta.

Para se candidatar à sede da final, a cidade precisa cumprir estes pré-requisitos:

* Ter fácil acesso de torcedores;
* Rede hoteleira na cidade;
* Capacidade para receber duas torcidas;
* Lugar para pelo menos 40 mil torcedores.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp