Press "Enter" to skip to content

Copa do Mundo 2030: Fifa anuncia países sede e homenagem; confira

Última atualização 04/10/2023 | 15:25

As principais sedes da Copa do Mundo de 2030 foram anunciadas em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 04, pelo presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Alejandro Domínguez. Espanha, Portugal e Marrocos serão palco do campeonato, mas haverá uma homenagem à primeira edição do Mundial, que foi disputada em 1930.

A homenagem acontecerá logo na abertura da Copa do Mundo de 2030, que será em Uruguai, país que sediou a primeira edição. Além disso, haverá jogos da primeira rodada na Argentina e no Paraguai.

Apesar de os primeiros jogos acontecerem na América do Sul, as demais partidas serão divididas entre países europeus (Espanha e Portugal) e em um país africano (Marrocos).

A decisão por esse formato alternativo foi tomada pelo Conselho da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Segundo a entidade, foi uma concordância “por unanimidade” que a única candidatura na briga para sediar o mundial seria a portuguesa, espanhola e marroquina. A decisão pela primeira rodada na América do Sul também foi unanime.

As três sedes principais serão ratificadas no Congresso da Fifa no ano que vem, dependendo da conclusão com sucesso do processo de candidatura.

A informação da unanimidade foi confirmada pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirmando que a primeira partida será disputada no Estádio Centenário de Montevidéu. “Num mundo dividido, a Fifa e o futebol estão se unindo. O Conselho da Fifa, representando todo o mundo do futebol, concordou por unanimidade em comemorar o centenário da Copa do Mundo, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada. Como resultado, uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos – Uruguai, Argentina e Paraguai – organizarão uma partida cada na Copa do Mundo de 2030. A primeira, dessas três partidas, obviamente, será disputada no estádio onde tudo começou, no mítico Estádio Centenário de Montevidéu, justamente para comemorar a edição centenária da Copa do Mundo”, disse.

Anuncio antecipado

A Fifa apenas confirmou oficialmente o anúncio já revelado por Domínguez. A pretensão da Federação era anunciar a sede apenas em outubro, mas o presidente da Conmebol e o da Federação Paraguaia de Futebol, Robert Harrison, afirmaram antecipadamente que o Mundial será dividido.

“A Copa do Mundo do Centenário, 100 anos depois da primeira, não poderia ficar longe da América do Sul, onde tudo começou. A Copa do Mundo de 2030 será disputada em três continentes. Vamos começar aqui e vamos terminar na Europa, onde será a final”, relatou Domínguez.

Em 2030, a Copa do Mundo será disputada por 48 seleções e terá 104 partidas, bem como a de 2026. O anúncio desta quarta-feira já garante seis países: Argentina, Paraguai, Uruguai, Espanha, Portugal e Marrocos.

Copa do Mundo 2034

O processo de candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2034 foi aberta pela Fifa juntamente com a confirmação de 2030. Devido ao rodízio de continentes, a Federação convidou membros da Ásia e da Oceania para se candidatarem.

A Arábia Saudita é considerada uma das sedes favoritas, uma vez que já havia demonstrado interesse em sediar a Copa de 2030, mas desistiu em junho deste ano.