Copa do Mundo Sub-20: Ramon Menezes convoca Seleção e enfrenta desafio no Chile

copa-do-mundo-sub-203A-ramon-menezes-convoca-selecao-e-enfrenta-desafio-no-chile

Mundial Sub-20: sem estrelas da geração, Ramon Menezes convoca Seleção para tentar o hexa no Chile

DE volta a sofrer com dificuldade de liberação. Nomes como Endrick e Estêvão sequer foram cogitados, Vitor Roque e Rayan, que participaram do ciclo, também ficaram fora

A seleção brasileira está convocada para a Copa do Mundo Sub-20, que acontecerá entre os dias 27 de setembro e 20 de outubro, no Chile. Com os já recorrentes problemas de liberação dos clubes por não se tratar de Data Fifa, Ramon Menezes anunciou através do site oficial da CBF uma lista com 21 nomes que chama mais a atenção pelas ausências do que por um grande destaque individual.

Confira a tabela do Mundial Sub-20!
[https://ge.globo.com/futebol/mundial-sub-20/]

Ramon Menezes é o técnico da seleção brasileira sub-20, que se prepara para o Sul-Americano — Foto: Staff Images/ CBF

Pedrinho e Wesley, revelados pelo Corinthians e atualmente no Zenit e no Al Nassr, respectivamente, são os nomes mais badalados. Por não fazer parte do calendário de Datas Fifa, não há obrigatoriedade de liberação dos jogadores por parte dos clubes.

Maiores nomes da geração, Endrick e Estêvão sequer passaram perto de serem convocados por estarem com as carreiras consolidadas na Europa. O mesmo vale para Vitor Roque, tem idade para jogar a competição, chegou a fazer parte do ciclo em amistosos diante do México em 2023, e vive momentos de protagonismo no Palmeiras. Já outros como o Rayan, do Vasco, até manifestaram o desejo de jogar a competição, mas também não contaram com o aval do clube.

Wesley, do Al Nasr, é um dos destaques da Seleção — Foto: Reuters

Palmeiras e Cruzeiro, com quatro jogadores cada, foram os clubes que mais liberaram seus talentos para a disputa em território chileno. A convocação conta com seis jogadores que atuam fora do país.

O período de preparação será curto, com apenas dois treinamentos na Granja Comary, em Teresópolis, nas próximas segunda e terça-feira, antes do embarque para Santiago, que será sede de todas as partidas na primeira fase.

Jogadores da seleção brasileira sub-20 comemoram um dos gols da vitória sobre o Paraguai — Foto: JUAN BARRETO / AFP

O Brasil está no Grupo C, considerado da morte, com Espanha, Marrocos e México. A estreia será diante dos mexicanos, no dia 28, às 21h (de Brasília), seguido de confronto com o Marrocos, dia 1º de outubro, no mesmo horário, até que a Seleção encerra a etapa inicial diante dos espanhóis, dia 4, às 18h. Todos os jogos serão no Estádio Nacional de Santiago.

Os dois primeiros colocados de cada um dos seis grupos e os quatro melhores terceiros se garantem nas oitavas de final da competição. O Brasil é pentacampeão mundial na categoria, mas não levanta o troféu desde 2011, quando venceu Portugal na decisão com hat-trick de Oscar, em disputa realizada na Colômbia. O Uruguai é o atual campeão e não se classificou para a edição de 2025.

CONFIRA OS CONVOCADOS:

GOLEIROS

Felipe Longo – Corinthians
Lucas Furtado – Vitoria (POR)
Otávio – Cruzeiro

DEFENSORES

Gilberto – Palmeiras
Igor Serrote – Al Jazira (EAU)
Leandrinho – Vasco
Léo Derik – Athletico-PR
Bruno Alves – Cruzeiro
Iago – Flamengo
João Souza – Flamengo

MEIO-CAMPISTAS

Coutinho – Palmeiras
João Cruz – Athletico-PR
Murilo – Cruzeiro
Rayan Lucas – Sporting (POR)
Rhuan Gabriel – Cruzeiro

ATACANTES

Deivid Washington – Chelsea (ING)
Erick Belé – Palmeiras
Gustavo Prado – Internacional
Luighi – Palmeiras
Pedrinho – Zenit (RUS)
Wesley – Al Nassr (SAU)

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp