Press "Enter" to skip to content

Copinha 2022: semifinais contam com três times paulistas e um mineiro

A Copinha de 2022 tem somente quatro equipes ainda vivas na competição. No começo, eram 128 times participantes, incluindo os goianos Aparecidense, Atlético, Goiás e Vila Nova. O Dragão foi quem chegou mais longe, mas acabou sendo eliminado na terceira fase. Agora, as quartas de final foram finalizadas e definiram-se os semifinalistas: América-MG, Palmeiras, São Paulo e Santos.

Desempenhos dos semifinalistas na Copinha

Vamos analisar os quatro clubes remanescentes na Copinha a partir da ordem alfabética. O América-MG, único semifinalista que não pertence ao estado de São Paulo, iniciou a sua trajetória no Grupo 11. Em sua chave, o Coelho terminou em segundo lugar, atrás do Falcon. Na segunda fase, pegou logo o Athletico Paranaense e empatou em 1×1. De acordo com o regulamento, o confronto foi para os pênaltis e os mineiros passaram. Em seguida, despacharam o Falcon, também nos pênaltis, antes de golearam o Novorizontino por 5×2 nas oitavas de final. Nas quartas, encontraram-se com o Botafogo e triunfaram pelo placar mínimo.

O Palmeiras por sua vez, foi mais dominante. Avançou como líder do Grupo 28 e não teve dificuldades em eliminar o Mauá (4×0) e o Atlético-GO (3×0) na sequência. Diante do Internacional, o duelo foi mais equilibrado, mas os palestrinos ganharam por 2×1. Então, o alviverde voltou a demonstrar força nas quartas, batendo o Oeste por 5×2. Uma das grandes estrelas da equipe é o jovem Endrick, de apenas 15 anos.

O São Paulo, assim como seu rival, também vem fazendo uma excelente campanha na Copinha. Ostentou 100% de aproveitamento no Grupo 21 e deixou para trás São Bernardo (3×0), São Caetano (3×0), Vasco da Gama (4×2) e Cruzeiro (2×1). Entre todos os semifinalistas, o Tricolor é o dono do melhor rendimento, com sete vitórias em sete jogos. O Palmeiras, com a segunda melhor campanha, empatou com o Água Santa ainda na fase de grupos.

Por fim, o Santos liderou o Grupo 8 de forma impecável, ganhando do Chapadinha por 3×0 na segunda fase. Na terceira, porém, o Peixe empatou sem gols com a Ferroviária e avançou somente nas penalidades. Os praianos triunfaram perante o Fluminense por 2×1 nas oitavas, e novamente precisaram dos pênaltis para superar o Mirassol nas quartas de final.

Quando serão os confrontos?

As semifinais da Copa São Paulo de Futebol Júnior acontecem em jogos únicos. Na sexta-feira (21), às 20h, o Santos mede forças com o América-MG no Estádio Anacleto Campanella. No sábado (22), às 19h, tem Choque-Rei entre São Paulo e Palmeiras na Arena Barueri. Entre os quatro clubes, América-MG e Palmeiras nunca faturaram o título. O Tricolor, por sua vez, tem quatro canecos, enquanto o Santos possui três taças.