Coréia do Norte dispara mísseis no mar do Japão

A Coreia do Norte lançou dois mísseis balísticos de curto alcance no Mar do Japão na manhã desta quinta-feira, o que é mais um desafio para o novo governo dos EUA de Biden.

Esses mísseis caíram nas águas entre a Coreia do Norte e o Japão e fora da zona econômica exclusiva do Japão. Os projéteis foram lançados de uma base em Wonsan, na costa leste da Coreia do Norte, e percorreram cerca de 400 quilômetros.

Na conferência de imprensa, o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga definiu os exercícios militares como “uma clara ameaça à paz e segurança da região” e disse que a embaixada japonesa na China protestou formalmente contra Pyongyang.

O regime de Kim Jong-un já havia disparado dois mísseis de curto alcance no último fim de semana. Porém, esses projéteis não percorrem trajetórias pré definidas e seus testes não violam as resoluções da ONU.

Os novos lançamentos então, parecem ser uma mensagem de alerta após a visita do Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken e do Secretário de Defesa, Lloyd Austin à região para analisar aliança e segurança diante do que se considera uma ameaça da Coreia do Norte.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Papa Francisco celebra missa de natal e inicia Jubileu de 2025

No dia 24 de dezembro, o Papa Francisco presidiu a tradicional Missa do Galo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, marcando o início do Jubileu de 2025. Esta celebração foi especialmente significativa, pois o pontífice também abriu a Porta Santa, um gesto que ocorre apenas em anos jubilares.

A Missa do Galo, celebrada na véspera de Natal, é um dos momentos mais sagrados do calendário católico. Nesta ocasião, o Papa Francisco refletiu sobre a esperança trazida pelo nascimento de Jesus Cristo. “Jesus é a nossa esperança”, destacou o Papa, enfatizando a importância de manter a porta do coração aberta para a grande esperança que é o menino Jesus.

A abertura da Porta Santa é um rito solene que inclui a proclamação de uma leitura do Evangelho de São João, especificamente o versículo “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo” (João 10:9). Este gesto simbólico convida os fiéis a atravessar a Porta Santa com fé, buscando a indulgência plenária, um perdão por seus pecados.

História do Jubileu

O Jubileu, que começou no ano de 1300 a pedido do Papa Bonifácio VIII, é um período especial de reflexão e penitência para a Igreja Católica. O Jubileu de 2025 será marcado por várias celebrações, incluindo a abertura de portas santas em outras basílicas do Vaticano, como a Basílica de São João de Latrão no dia 29 de dezembro e a Basílica de Santa Maria Maior no dia 1º de janeiro.

As portas santas serão fechadas no dia 28 de dezembro de 2025, encerrando o Jubileu. Este período é uma oportunidade única para os fiéis se aproximarem da Igreja e buscar a graça divina.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp