A Coreia do Norte lançou dois mísseis balísticos de curto alcance no Mar do Japão na manhã desta quinta-feira, o que é mais um desafio para o novo governo dos EUA de Biden.
Esses mísseis caíram nas águas entre a Coreia do Norte e o Japão e fora da zona econômica exclusiva do Japão. Os projéteis foram lançados de uma base em Wonsan, na costa leste da Coreia do Norte, e percorreram cerca de 400 quilômetros.
Na conferência de imprensa, o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga definiu os exercícios militares como “uma clara ameaça à paz e segurança da região” e disse que a embaixada japonesa na China protestou formalmente contra Pyongyang.
O regime de Kim Jong-un já havia disparado dois mísseis de curto alcance no último fim de semana. Porém, esses projéteis não percorrem trajetórias pré definidas e seus testes não violam as resoluções da ONU.
Os novos lançamentos então, parecem ser uma mensagem de alerta após a visita do Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken e do Secretário de Defesa, Lloyd Austin à região para analisar aliança e segurança diante do que se considera uma ameaça da Coreia do Norte.