Press "Enter" to skip to content

Coreia do Norte lança novo míssil

Última atualização 30/11/2017 | 14:09

País se define como “potência nuclear responsável”

A Coreia do Norte informou hoje (29) que testou ontem (28) um novo míssil balístico intercontinental (ICBM), que segundo Pyongyang, tem alcance sobre toda a área continental dos Estados Unidos.

O lançamento bem sucedido do projétil acontece uma semana depois do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter recolocado o país asiático na lista das nações que “apoiam o terrorismo”, o que permite a sanção de novas medidas contra a Coreia do Norte. Esse foi o primeiro lançamento desde setembro, quando Pyongyang realizou o sexto, e maior teste nuclear ao longo do ano.

O chefe americano do Programa de Não-proliferação Nuclear do Instituto de Estudos Internacionais, Jeffrey Lewis, afirmou que, para os americanos, vai ser necessário conviver com a capacidade norte-coreana de atingir os Estados Unidos com armas nucleares.

Segundo a Coreia do Norte, o míssil atingiu 4.475 km de altitude e percorreu por cerca de 950 km, durante cerca de 50 minutos. O teste representa a maior distância já executada por um projétil produzido no país, sendo que o míssil caiu próximo ao Japão.

O governo do país se define como uma “potência nuclear responsável”, e reforçou que as medidas de avanço no programa nuclear têm como objetivo, defender o país da “política de chantagem e da ameaça nuclear dos imperialistas dos EUA”.

Com informações da Agência Reuters