Coreia do Sul marca audiência de impeachment do presidente

A primeira audiência do julgamento que poderá destituir o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, já tem data marcada, será no próximo dia 27 de dezembro, conforme informou o Tribunal Constitucional do país asiático nesta segunda-feira (16). A decisão vem após Yoon desafiar novamente uma intimação para depor. O processo de impeachment contra Yoon foi iniciado em meio a alegações de que ele abusou de seu poder presidencial. Com a marcação dessa audiência, o país aguarda ansiosamente para ver como esse processo se desenrolará. As acusações contra o presidente vem gerando grande repercussão em toda a nação sul-coreana e o Tribunal Constitucional será responsável por avaliar a legalidade da destituição. Este momento marca um ponto de virada na política do país, com a expectativa de que o julgamento seja conduzido de forma justa e imparcial. A presença e as declarações de Yoon durante o processo serão decisivas para o desfecho dessa crise política. A sociedade sul-coreana está dividida em relação ao presidente, com apoiadores e opositores se manifestando em grande escala. A repercussão internacional sobre o caso também tem sido significativa, com outros países observando atentamente o desenrolar dos eventos e as possíveis consequências para a estabilidade na região. O governo sul-coreano enfrenta um momento crucial em sua história política, com importantes decisões a serem tomadas na condução desse processo de impeachment.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Artesão cria presépio gigante de mais de 1 mil peças no quintal de casa em Goiânia

Mais de 1 mil peças e 22 anos de construção: artesão impressiona com presépio gigante no quintal de casa em Goiânia

São mais de 15m² que dão vida aos moradores da cidade, templos, animais e instrumentos de trabalho. As peças são feitas no próprio ateliê do artista.

Artesão impressiona com presépio gigante no quintal de casa em Goiânia

Em meio ao Setor Bueno, em Goiânia, o artesão Paulo Lima expõe uma construção que representa parte de Jerusalém no quintal de casa. São mais de 15m² do presépio que reproduz, com riqueza de detalhes, uma das cidades mais antigas do mundo.

Paulo iniciou a construção em 2002 e, desde então, totalizou mais de 1 mil peças feitas de argila. Elas representam os moradores da cidade, animais, soldados romanos e instrumentos de trabalho.

> “Fui restaurar um presépio e começou basicamente assim, com restauração e uma brincadeira. Fiz uma casinha, um castelinho, uma manjedoura e o povo gostou”, diz Paulo Lima.

Os monumentos icônicos, como o palácio do rei Herodes, o Templo de Salomão e as muralhas de Jerusalém, permitem que qualquer um viaje no tempo sem sair de Goiânia. Entre os detalhes da arquitetura que mais chamam a atenção está a fonte que reproduz o Rio Jordão, símbolo de um dos rios mais importantes da região. Essas particularidades ajudam a entender e imaginar como seria a cidade na época de Jesus.

As peças são feitas no próprio ateliê do artista, que fica em sua casa. Ele faz vistorias e reparos semanais para manter a qualidade do presépio. Hoje, o artesão colhe os frutos do trabalho ao ver que sua obra cativa a todos que passam pelas ruas de Goiânia.

> “As pessoas passam no portão, chegam na grade, e eu coloco para dentro para ver, principalmente as crianças, que gostam. Fico feliz com o carinho das pessoas que vêm visitar”, comenta.

De fato, quem passa na rua se encanta com a cena e não hesita em parar para admirar o trabalho. Alessandra Borges, corretora de seguros e morada de Goiânia, afirma que sempre que possui uma oportunidade, visita o presépio. “Eu sempre achei isso daqui muito bonito”, enfatiza.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp