Corinthians: Conselheiro é afastado e aguarda votação de impeachment. Osmar Stabile assume interinamente.

corinthians3A-conselheiro-e-afastado-e-aguarda-votacao-de-impeachment.-osmar-stabile-assume-interinamente

O Conselho Deliberativo do Corinthians aprovou em reunião na noite desta segunda-feira, no Parque São Jorge, o afastamento de Augusto Melo da presidência do clube. Foram 176 votos pelo “sim” e 57 pelo “não”, além de uma abstenção. Para o impeachment ser sacramentado, porém, ainda é necessária uma nova votação, pelos associados do clube. Caso os sócios não aprovem a destituição, Augusto Melo será reconduzido ao cargo.

Neste intervalo, o Corinthians será comandado interinamente pelo vice-presidente Osmar Stabile. Ele tem até cinco dias para convocar a assembleia extraordinária dos sócios, cuja realização deve acontecer em aproximadamente um mês – o estatuto não determina um prazo para isso. Se os sócios aprovarem o impeachment, uma nova eleição será realizada contando apenas com a participação de conselheiros. Porém, se Augusto Melo renunciar ao cargo antes disso, Osmar Stabile toma posse até o fim de 2026.

O pedido de impeachment de Augusto Melo foi baseado em acusações de irregularidades no contrato de patrocínio com a VaideBet, infração da Lei Geral do Esporte e desrespeito ao estatuto do clube. Na semana passada, Augusto Melo foi indiciado pela Polícia Civil. Enquanto a reunião do Conselho Deliberativo do Corinthians começava, Augusto Melo fez discurso no qual admitiu a derrota, mas não entregou o cargo.

Ao longo dos últimos dias e durante toda essa segunda-feira, a defesa de Augusto Melo e aliados dele tentaram impedir judicialmente a realização da votação do impeachment. As tentativas, porém, não foram acatadas. Augusto Melo foi eleito no fim de 2023, acabando com 16 anos da dinastia do grupo Renovação e Transparência no comando do Corinthians. Ele esteve envolvido em muitas polêmicas e teve o título paulista deste ano como principal conquista esportiva de sua gestão.

Augusto Melo deixou o Parque São Jorge após a reunião, não participando diretamente do encontro. Seu advogado, Ricardo Cury, foi quem o representou. Melo saiu com a cabeça erguida, enfatizando as realizações durante sua gestão e destacando que cumpriu suas promessas. A votação dos sócios será determinante para o desfecho final do processo de impeachment, que pode resultar na permanência ou saída de Augusto Melo da presidência do Corinthians.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp