Press "Enter" to skip to content

Corinthians é processado por família do Tim Maia; entenda

Última atualização 13/08/2023 | 12:58

O Sport Club Corinthians Paulista foi condenado a pagar uma indenização aos herdeiros do cantor Tim Maia pelo uso da música “Não Quero Dinheiro, Eu Só Quero Amar”, em uma versão diferente utilizada em comerciais ao longo da Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2012, vencido pelo time.

Ainda não possui um valor defino a ser pago, mas a família e a gravadora Warner Chappel, que possui os direitos da canção, cobram R$ 4 milhões.

Segundo o processo acionado pela família, o Corinthians usou a canção em uma campanha publicitária para uma divulgação da marca e dos patrocinadores ao decorrer do Mundial de Clubes, sem ter pedido a permissão prévia. A propaganda teria sido exibida em mídias sociais, na televisão e no streaming.

A gravadora e os herdeiros mencionaram no processo que uma das frases da versão criada foi estampadas em camisetas usadas pelos jogadores. E acrescentam informando que sem a obra de Tim Maia, a publicidade fica descaracterizada, o que comprovaria a vantagem financeira obtida pelo clube paulista.

A defesa do time alega que a versão foi concebida pela torcida e que o vídeo foi produzido pela Rede Globo. Informou também que a reprodução foi uma “mera paráfrase”. De acordo com o time, a lei dos direitos autorais estabelece que uma paráfrase não precisa de autorização. O Tribunal de Justiça de São Paulo negou a argumentação.

No dia 27 de julho, em decisão da desembargadora Maria do Carmo Honório, declarou que “é certo que o trecho ‘a semana inteira fiquei esperando, pra te ver Corinthians, pra te ver jogando (…)´não constitui mera paráfrase da letra original. Isso porque, além de reproduzir na íntegra o trecho ‘a semana inteira, fiquei esperando’, manteve a melodia da música amplamente conhecida”.

Confira a versão criada pelos torcedores:

 

A semana inteira fiquei esperando

Pra te ver Corinthians, pra te ver jogando

Quando a gente ama, não mede esforço

Pra te ver jogar, te ver jogar, te ver jogar

 

Não é brincadeira

Vou vestir meu manto, manto alvinegro

Tem que ter respeito

Amor à camisa, vou com o Corinthians

Em qualquer lugar, qualquer lugar, qualquer lugar

 

Vou cantar pro Timão ganhar

Vou cantar pro Timão ganhar

Eu te amo, eu te adoro, meu amor