Corinthians, Gaviões e Caixa chegam a acordo para vaquinha da Arena

O Sport Club Corinthians, juntamente com a torcida organizada Gaviões da Fiel e a Caixa Econômica Federal, firmaram um importante acordo na segunda-feira, 25 de novembro, para o lançamento de uma campanha de arrecadação de doações. O objetivo é quitar a dívida relacionada ao financiamento da construção da Neo Química Arena.
A campanha, que será anunciada oficialmente nos próximos dias, tem como meta arrecadar até R$ 720 milhões. Este valor será utilizado exclusivamente para o pagamento do estádio do clube. O acordo foi formalizado após uma audiência na Central de Conciliação da Justiça Federal de São Paulo, onde representantes do banco, do clube e da torcida organizada discutiram o protocolo de intenções assinado pelas partes em 10 de outubro.
A Caixa Econômica Federal abrirá uma conta específica para as doações, e os torcedores poderão contribuir via Pix. “Todo dinheiro recebido será utilizado para o fim único e exclusivo de amortização diária do saldo devedor da dívida,” explicou o banco. O Corinthians se comprometeu a criar mecanismos para oferecer benefícios aos torcedores que colaborarem com a campanha, fortalecendo ainda mais a participação da Fiel.
Augusto Melo, presidente do Corinthians, e Alexandre Domênico Pereira, presidente dos Gaviões da Fiel, além de Alexandre Padilha, ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal, foram os principais signatários do acordo.
A Gaviões da Fiel destacou que a campanha ainda não tem data definida para começar, pois a plataforma está sendo testada, mas a iniciativa deve durar por seis meses. “Em breve, o Gaviões dará início à campanha, com a divulgação de mais informações detalhadas,” informou a torcida organizada.
A Arena Corinthians, agora conhecida como Neo Química Arena, foi concluída em 2014 e recebeu jogos da Copa do Mundo FIFA no Brasil. A construção do estádio custou aproximadamente R$ 1,3 bilhão, resultando em um empréstimo junto à Caixa para o pagamento da dívida.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Athletico define afastamento de Pablo e Thiago Heleno em preparação para temporada 2025

O Athletico teve uma reunião com o atacante Pablo e o zagueiro Thiago Heleno, e a dupla vai treinar separadamente do resto do elenco até que a situação dos dois seja resolvida. Sem fazer parte dos planos do clube para 2025, eles se apresentaram nesta quinta-feira no CT do Caju, depois de terem sido liberados da pré-temporada ainda no final do ano passado. Pablo e Thiago Heleno vão permanecer treinando isoladamente até que decidam sobre a saída do Athletico, seja por uma rescisão amigável ou por conta de uma proposta de outro clube. Ambos possuem contrato com o Furacão até o final de 2025.

Na saída do CT, Pablo apenas mencionou que “continua trabalhando”, enquanto Thiago Heleno optou por não falar e apenas cumprimentou os profissionais da imprensa presentes. Após o rebaixamento do Athletico para a Série B do Brasileiro, o atacante Pablo concordou em ajustar seu salário para permanecer no clube. Ele se reapresentou com o elenco no início da pré-temporada em 26 de dezembro, mas foi liberado logo em seguida devido a uma mudança de decisão do presidente do clube, Mario Celso Petraglia, pegando-o de surpresa com a medida.

Por outro lado, Thiago Heleno não aceitou inicialmente uma redução salarial proposta pelo clube e também foi liberado do primeiro período de pré-temporada, retornando agora aos treinos. O Athletico está passando por uma reformulação no elenco desde o rebaixamento para a Série B. Mais de 10 jogadores já deixaram o clube, incluindo o volante Fernandinho e o meia-atacante Nikão, que não tiveram seus contratos renovados por decisão do próprio Furacão. Em contrapartida, foram anunciados seis reforços, com mais dois acertos confirmados.

A estreia do Athletico no Paranaense 2025 será no sábado, às 16h (horário de Brasília), contra o Paraná Clube, na Ligga Arena. Além do Campeonato Paranaense, o Furacão também competirá na Copa do Brasil e na Série B do Brasileiro. Para mais notícias do esporte paranaense, fique por dentro do ge.globo/pr.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp