Corinthians estuda “dividir” patrocínio de olho em faturamento recorde de R$ 212 milhões em 2025
Espaços no ombro da camisa podem ser negociados separadamente; Timão já foi comunicado que uma parceira não fica para o ano que vem e negocia renovação com rede de postos
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O Corinthians prevê arrecadar R$ 212 milhões em patrocínios em 2025, o que representaria um recorde na história do clube. Porém, a diretoria sabe que a meta é ousada e, para atingi-la, estuda dividir uma propriedade da camisa a fim de aumentar os ganhos.
O departamento de marketing do Corinthians vê com bons olhos negociar separadamente cada um dos lados do ombro da camisa. Até então, o clube sempre vendeu os dois lados para uma mesma empresa.
A última marca a ocupar este espaço foi a Pixbet, casa de apostas que teve o contrato rescindido no começo do ano, quando o clube acertou com a VaideBet, outra empresa do segmento.
– Essa é uma propriedade muito relevante, que pode ser vendida para uma marca que pede os dois lados ou para marcas diferentes, de forma que seja mais fácil de acomodar financeiramente – explica Vinicius Manfredi, superintendente de marketing.
– A gente tem algumas ideias para essa cota, uma delas é conseguir fazer verba cooperada. Vou dar um exemplo, mas poderia ser uma empresa de outro ramo: um supermercado compra essa propriedade na camisa e cede, a cada jogo, para um produto diferente. Um dia para um item de limpeza, no outro para algum alimento… Isso é viável desde que as marcas não sejam concorrentes de outros patrocinadores do clube. São coisas que não sabemos se irão dar certo, mas é um jeito de provocar, é uma tentativa que queremos fazer.
Porém, essa não é a única propriedade que está disponível no uniforme do time masculino do Corinthians. O clube foi avisado pela Foxlux que a empresa não irá renovar o contrato que acaba no fim deste ano e deixará de estampar sua marca na barra da camisa em 2025.
O Timão também busca um patrocinador para a parte traseira do calção e discute a renovação contratual com a rede de postos Ale. A empresa é parceira do clube desde 2019 e estampa sua marca no peito da camisa alvinegra.
Para alcançar o faturamento recorde com patrocínios, o Corinthians também quer aumentar os ganhos com o time feminino, a base e outras propriedades.
– O time masculino entrega muito alcance. Mas o feminino hoje já mudou bastante, aparece em TV aberta, já está numa prateleira muito mais legal nesse sentido de alcançar vários jovens, tem ótimos números. E o feminino ainda traz uma coisa muito específica: marcas que querem construir a história do futebol feminino. Às vezes são marcas que são até mais maduras do que as que estão no masculino. No futebol masculino muitas buscam alcance. No feminino, tem propósito, elas querem fazer parte dessa transformação – analisa o superintendente de marketing do Corinthians.
Em 2024, o Corinthians fez uma previsão ousada de arrecadação com patrocínios: R$ 263,2 milhões. Porém, o rompimento do contrato com a VaideBet e a falta de acordo por outras propriedades frustrou os planos do clube. A expectativa agora é de fechar o ano com receita de R$ 178 milhões, um terço a menos do que estava no orçamento.
Com o retorno à Libertadores, a chegada de jogadores de peso e a prospecção de parceiros que vem sendo feita pelo departamento de marketing, o clube confia em melhores resultados financeiros no próximo ano.
– A gente conseguiu renovar um dos patrocinadores já por um valor razoavelmente acima, que foi a Ezze Seguros. Existe uma curva de relevância do clube e todo o cenário de mercado permite a gente buscar valores um pouco maiores. Isso está acontecendo também quando a gente discute renovações ou quando novas marcas chegam.
PATROCINADORES DO TIME MASCULINO DO CORINTHIANS PARA 2025:
Máster – Esportes da Sorte, até julho de 2027;
Peito – Ale tem contrato até o fim deste ano e negocia renovação;
Barra frontal da camisa – Foxlux avisou que não renovará contrato;
Mangas – Banco BMG, até dezembro de 2026;
Barra traseira da camisa – Elétrica AREA, até o fim de 2025;
Ombros – propriedade vaga há um ano, desde a saída da Pixbet
Costas parte superior – EZZE Seguros, até o fim de 2025;
Meiões – Kasinski Consórcio, por prazo não divulgado;
Lado esquerdo frontal do calção – UniCesumar, até fevereiro de 2025;
Parte traseira do calção – vaga desde o fim do contrato com a Lukma, em março de 2024.