Corinthians estreia nova terceira camisa neste domingo; relembre modelos e retrospecto
Timão e Nike têm parceria de quase duas décadas criando camisas com referências à paixão da torcida, momentos históricos do clube e à cidade de São Paulo. Há quase duas décadas, Corinthians e Nike lançam anualmente um terceiro uniforme temático. Neste domingo, a partir das 20h30 (de Brasília), o Timão entra em campo sem a sua tradicional camisa branca com os shorts pretos. Ao invés disso, o clube usará preto e laranja.
A nova camisa do Alvinegro, chamada de “Total Corinthians” faz referência à temporada 2005, quando a equipe liderada por Carlitos Tevez e companhia venceu o Campeonato Brasileiro vestindo o design “Total 90”, que marcou época no início dos anos 2000. Nas últimas três vezes que estreou seu novo terceiro uniforme, o Timão saiu vitorioso. Por outro lado, das duas vezes em que teve o Flamengo como adversário na primeira vez que utilizava uma nova camisa temática, o Corinthians fez feio e acabou goleado: 3 a 0, em 2018; e 5 a 1, em 2020. Abaixo, o ge relembra os modelos vestidos pelo Corinthians em cada temporada e os resultados de cada partida de estreia. Confira!
Em 2006, a Nike criou um modelo com listras douradas ao invés das brancas. O uniforme foi utilizado para a disputa da Conmebol Libertadores e, quando o Timão deixou a competição após ser eliminado pelo River Plate, no Pacaembu, a camisa caiu em desuso no Parque São Jorge. A estreia foi com vitória por 1 a 0 contra o Deportivo Cali. Logo após voltar da Série B, o Corinthians usou da paixão de sua torcida para lançar um dos uniformes mais polêmicos de sua história em 2008. Na época, a campanha “Só o corinthiano é roxo” causou amor e ódio entre os torcedores. A estreia aconteceu do uniforme no Morumbi, com vitória diante do Fortaleza, por 2 a 0, pela Copa do Brasil.
No ano seguinte, o clube seguiu com a mesma temática sobre a paixão de sua torcida. À época, o terceiro uniforme passou a ser listrado com faixas pretas intercalando com a cor roxa. Na estreia, o Timão empatou em 2 a 2 com o Grêmio Barueri. Em 2010, ano de seu centenário, o Corinthians voltou a apostar no roxo. A camisa em questão trazia o símbolo na cor dourada e uma cruz de São Jorge no uniforme, representando o espírito guerreiro do clube e de seu santo padroeiro. A estreia do uniforme foi no Moisés Lucarelli, e o Timão saiu derrotado para a Ponte Preta, por 2 a 1.
Pela primeira vez em sua história, o Corinthians entrou em campo com uniforme grená em 2011. A camisa homenageava o Torino, da Itália, primeiro adversário internacional da história do Timão e marcado por um acidente aéreo em 1949 que matou todos os seus jogadores. O uniforme utilizado pelo Alvinegro também tinha um desenho de São Jorge e até hoje é um dos mais cultuados pela torcida. A estreia foi em maio daquele ano com vitória diante do Coritiba, por 2 a 1. Em 2012, a inspiração da Nike para o terceiro uniforme do Corinthians foi a cidade de São Paulo, assim como em 2017.
Em 2013, o uniforme escolhido pela Nike foi na cor azul em homenagem ao amistoso de 1965, contra o Arsenal, em Londres, quando o Timão representou a Seleção Brasileira. A estreia foi em grande estilo com vitória na Fonte Nova, por 2 a 0, contra o Bahia. A temporada 2014 ficou marcada pela realização da Copa do Mundo disputada no Brasil. O Corinthians aproveitou e foi no embalo do evento para lançar a camisa amarela em referência à Seleção Brasileira. O modelo não caiu nas graças da Fiel. A estreia foi em Mogi Mirim, pelo Paulistão, em um jogo que acabou empatado em 1 a 1. Já em 2015, o laranja do terrão foi a temática do terceiro uniforme da temporada. Chamativa, a camisa fazia referência à coloração da terra dos antigos campos de várzea do Parque São Jorge que formaram craques como Rivellino, Casagrande, Ronaldo, Viola e Jô.
No ano seguinte, o Corinthians usou tons de azul. Na época, a escolha não teve um motivo específico apresentado pela Nike. Em 2017, a inspiração da Nike para o terceiro uniforme do Corinthians foi a cidade de São Paulo. Nas cores cinza e laranja, a camisa trazia o cenário urbano da maior metrópole da América do Sul. Em 2018, o clube homenageou o piloto Ayrton Senna. A camisa na cor preta e detalhes em dourado roubou o coração dos corintianos e dos apaixonados por automobilismo. No ano passado, a mensagem passada pelo clube foi de combate ao racismo. O uniforme desenhado pela Nike trazia as cores preta e branca e a inversão entre elas na camisa de jogo.
Em 2021, a homenagem foi para o time feminino. O uniforme de 2021 veio na cor roxa, mas só deu sorte às mulheres. O time masculino estreou no clássico Majestoso, no Morumbi, e perdeu por 1 a 0. No ano de 2022, o Corinthians e a Nike marcaram um golaço em homenagem aos dez anos da conquista do Mundial de Clubes, com referências ao Japão. Em 2023, o Corinthians relembrou o bicampeonato paulista conquistado pela Democracia Corinthiana (1982 e 1983) e o comício no Vale do Anhangabaú pedindo Diretas Já. No ano passado, o clube passou a mensagem de combate ao racismo com seu uniforme. Com uma história rica e cheia de significados, a terceira camisa do Corinthians sempre desperta a curiosidade dos torcedores e colecionadores. Cada modelo representa um pedaço da história gloriosa do clube, das conquistas marcantes e das homenagens especiais. O design e as cores dos uniformes são um reflexo do espírito corintiano e da parceria duradoura com a Nike.