Corinthians se garante na Copa do Brasil 2025 e mira Libertadores; confira os cenários

Corinthians se garante na Copa do Brasil de 2025 e fica próximo da Libertadores; veja cenários

Timão pode carimbar vaga no torneio sul-americano nesta quarta, com o complemento da rodada. Com a vitória por 3 a 0 sobre o Bahia, nesta terça-feira, o Corinthians garantiu vaga na Copa do Brasil de 2025. Isso acontece porque o Corinthians foi a 53 pontos e já assegurou pelo menos o nono lugar do Campeonato Brasileiro. Todos estes entram direto na terceira fase da competição – são 12 vagas diretas para essa etapa, somando os campeões de Série B, Copa Verde e Copa do Nordeste.

A presença do Timão no torneio nacional ficou em xeque pelo fato de a equipe ter sido eliminada na primeira fase do Campeonato Paulista e não ter conseguido conquistar os títulos da Copa Sul-Americana e da própria Copa do Brasil neste ano. Além disso, o Corinthians está próximo de se garantir na Conmebol Libertadores do ano que vem. Para isso, o Timão precisa terminar o Brasileirão entre os oito primeiros.

O passaporte para o torneio continental pode ser carimbado nesta quarta-feira, caso o Cruzeiro seja derrotado pelo Palmeiras – se isso acontecer, o time mineiro não terá mais condições de ultrapassar o Timão na última rodada. Caso a Raposa vença, o Corinthians precisará apenas de um empate com o Grêmio, no domingo, para ir à Libertadores. A equipe de Ramón Díaz pode confirmar presença na competição sul-americana até mesmo com derrota no domingo. Para isso basta que o Cruzeiro não vença o Juventude, fora de casa, ou o Bahia tropece diante do lanterna Atlético-GO, na Fonte Nova.

CONFIRA EQUIPES CLASSIFICADAS PARA COPA DO BRASIL 2025 ATÉ O MOMENTO: Acre: Independência e Humaitá; Alagoas: CSE, CRB, ASA e CSA; Amapá: Oratório e Trem; Amazonas: Amazonas e Manaus; Bahia: Bahia, Vitória e Barcelona de Ilhéus; Ceará: Ceará, Maracanã, Fortaleza e (campeão Taça Fares Lopes); Distrito Federal: Capital-DF e Ceilândia; Espírito Santo: Rio Branco-ES e Rio Branco VN; Goiás: Atlético-GO, Vila Nova e Aparecidense; Maranhão: Sampaio Corrêa e Maranhão; Mato Grosso: União Rondonópolis, Cuiabá e Operário VG; Mato Grosso do Sul: Dourados e Operário-MS. Minas Gerais: Tombense, América-MG, Cruzeiro, Atlético-MG e Athletic Club; Pará: Paysandu, Remo, Tuna Luso e São Francisco-PA; Paraíba: Botafogo-PB e Sousa; Paraná: Athletico-PR, Maringá, Coritiba, Operário-PR e FC Cascavel; Pernambuco: Sport, Retrô e Náutico; Piauí: Altos e Parnahyba; São Paulo: Palmeiras, Santos, Bragantino, Novorizontino, São Paulo, Inter de Limeira, Votuporanguense, Ponte Preta, Portuguesa e Corinthians. Rio de Janeiro: Flamengo, Fluminense, Nova Iguaçu, Vasco, Botafogo, Portuguesa-RJ e Olaria; Rio Grande do Norte: América-RN e Santa Cruz-RN; Rio Grande do Sul: Grêmio, Juventude, Internacional, Caxias e (campeão da Copa FGF); Rondônia: Barcelona-RO e Porto Velho; Roraima: São Raimundo-RR e GAS; Santa Catarina: Brusque, Criciúma e Concórdia; Sergipe: Confiança e Sergipe; Tocantins: União-TO e Tocantinópolis.

No cenário esportivo do Corinthians, os torcedores podem esperar grandes emoções e conquistas para a temporada de 2025. Com a garantia na Copa do Brasil e a proximidade da Libertadores, o Timão mostra sua força e determinação para alcançar seus objetivos. A torcida pode se orgulhar da equipe e esperar por grandes momentos de glória no próximo ano.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Reformulação no elenco do São Paulo: saídas e negociações de reforços para a temporada 2024

O elenco do São Paulo passa por uma reformulação que afetou jogadores frequentemente presentes em 2024. Seis atletas com mais de 20 jogos no ano passado não participarão dos treinos da volta, após as férias. Welington, titular da equipe, teve seu contrato finalizado e se transferiu para o Southampton, da Inglaterra. Para ocupar sua posição, a diretoria negocia com Enzo Díaz, do River Plate, e também Wendell, do Porto.

Além de Welington, outros jogadores que deixaram o clube foram Wellington Rato, Rodrigo Nestor e Michel Araújo. Para viabilizar a chegada de reforços, o São Paulo precisa reduzir cerca de R$ 1,5 milhão por mês na folha salarial. A contratação do meia Oscar já foi anunciada, e outras negociações avançadas envolvem o lateral-esquerdo Enzo Díaz. Ainda há interesse em trazer Wendell em janeiro, apesar do pré-contrato assinado.

O clube busca abrir espaço para reforços e, entre as prioridades, está a contratação de um lateral-direito. Natanael, do Coritiba, desperta interesse, mas as conversas estão no início. A equipe planeja realizar a pré-temporada nos EUA e conta com a participação dos novos reforços. A diretoria mantém negociações para liberar Wendell antecipadamente do Porto e reforçar o elenco com qualidade.

A estratégia de renovação do São Paulo visa fortalecer o time para a temporada que se inicia. As mudanças no elenco visam agregar qualidade e competitividade à equipe. A busca por lateral-direito e lateral-esquerdo demonstra a preocupação em reforçar as laterais do time. Com a missão de reduzir gastos e trazer reforços, o clube segue ativo no mercado em busca de novas opções para a próxima temporada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp