Última atualização 01/11/2024 | 14:20
O Corinthians sofreu uma punição significativa da FIFA devido a uma dívida não paga com o zagueiro paraguaio Fabián Balbuena. A medida, anunciada na quinta-feira, 31, impede o clube de registrar novos atletas por três janelas de transferências, até a metade de 2026.
A dívida em questão é de quase R$ 7 milhões, referente a direitos de imagem não pagos durante a segunda passagem de Balbuena pelo Corinthians, que ocorreu de julho de 2022 a 2023. O jogador havia sido emprestado pelo Dínamo de Moscou, da Rússia, por um ano. Antes disso, Balbuena já havia atuado pelo Timão de 2016 a 2018, período em que se destacou nas conquistas do Brasileirão e do Paulistão.
A punição, segundo o site da FIFA, não cabe recurso. Para ser liberado do transfer ban, o Corinthians precisa quitar as pendências financeiras ou entrar em acordo com o atleta. A segunda passagem de Balbuena pelo Corinthians foi marcada por um contrato que não incluiu o pagamento integral dos direitos de imagem, levando à atual disputa.
Balbuena havia deixado o Corinthians em julho de 2018 após o West Ham, da Inglaterra, pagar 4 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões na época) para adquirir o jogador. Agora, a falta de pagamento dos direitos de imagem durante sua segunda passagem pelo clube resultou na severa punição.
Essa medida afeta significativamente as estratégias de transferência do Corinthians, impedindo o clube de reforçar seu elenco até a metade de 2026. A situação financeira e as negociações com Balbuena serão cruciais para a resolução desta questão.