Coritiba estreia no Brasileirão Feminino A3 com projeto de longo prazo no domingo, contra o Toledo, fora de casa

coritiba-estreia-no-brasileirao-feminino-a3-com-projeto-de-longo-prazo-no-domingo2C-contra-o-toledo2C-fora-de-casa

Reformulado, Coritiba estreia no Brasileirão Feminino A3 com foco em projeto de longo prazo

Primeiro desafio das Gurias do Coxa será no domingo, às 15h, contra o Toledo, fora de casa

Coritiba jogou bem, mas perdeu para o Remo
![Imagem de remo](https://s01.video.glbimg.com/x240/13536824.jpg)

Após a campanha que culminou com o vice-campeonato do Paranaense Feminino em 2024, o Coritiba iniciou uma reformulação estratégica do seu elenco, visando um projeto esportivo de longo prazo mais robusto. O primeiro desafio desta nova fase será no domingo, às 15h, contra o Toledo, fora de casa, marcando a estreia no Brasileirão Feminino A3 de 2025.

Desde janeiro, o Coritiba promoveu uma renovação significativa no seu grupo, com aproximadamente 50% do elenco sendo composto por novas atletas. Essa reestruturação abriu espaço para novas oportunidades dentro do clube e integrou jovens talentos formados nas categorias de base, demonstrando o compromisso com o desenvolvimento interno de atletas.

Essa estratégia resultou em uma equipe jovem e promissora, com uma média de idade de 20 anos. A combinação de qualidade técnica, energia e a perspectiva de crescimento contínuo alinha-se com a filosofia do Coritiba. A atacante Mendes é um exemplo desta nova geração e expressa sua expectativa para a estreia na competição.

A participação do Coritiba no Brasileirão A3 foi garantida após a desistência do VF4-PB. A equipe paraibana, rebaixada da Série A2, não cumpriu os critérios da CBF ao optar por não disputar o campeonato estadual. Com isso, o Coritiba, que havia ficado em sexto lugar na Série A3 de 2024, herdou a vaga para a competição nacional.

A Série A3 do Campeonato Brasileiro tem 32 times. Na primeira fase são oito grupos com quatro equipes em cada. O Coritiba e o Toledo estão juntos no grupo A4, junto com Brasil de Farroupilha-RS e Criciúma. Os times se enfrentam em turno único na chave. Por terem melhor posição no Ranking Nacional de Clubes de Futebol Feminino da CBF, o Criciúma e o Brasil de Farroupilha fazem dois jogos em casa na primeira fase, enquanto Coritiba e Toledo fazem apenas um cada como mandante.

Os dois primeiros colocados do grupo avançam para as oitavas de final, quando começam os confrontos em mata-mata até a final. A decisão do título está marcada para os dias 9 e 16 de agosto. Veja a tabela das Gurias do Coxa:

1ª rodada – Domingo (27/04) às 15h: Toledo x Coritiba (Estádio 14 de Dezembro)
2ª rodada – Domingo (04/05) às 16h: Coritiba x Brasil de Farroupilha (CT Bayard Osna)
3ª rodada – Domingo (11/05) às 15h: Criciúma x Coritiba (CT do Tigre)

Para mais notícias do esporte paranaense, acesse o site [ge.globo/pr](https://globoesporte.globo.com/pr/).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp