Coronavírus: Brasil proíbe voos de seis países africanos

A identificação de mais uma variante do coronavírus faz o Brasil proibir voos de seis países do continente africano. O risco de proliferação da nova cepa, chamada de ômicron, é alto por isso o fechamento de fronteiras para África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue e Eswatini (ex-Suazilândia).

A medida foi anunciada nesta sexta (26) à noite pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, seguindo orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro declarou em entrevista à imprensa que é contra o fechamento de fronteiras por causa da covid-19 e que a nova variante do coronavírus já está no Brasil.

Além do Brasil, União Europeia, Reino Unido e os Estados Unidos também proibiram voos desses seis países africanos. No entanto, o governo norte-americano incluiu outros dois: Moçambique e Malawi.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o novo tipo do coronavírus está presente em três continentes, tem diversas mutações e apresenta alto risco de transmissão e de reinfecção.

Nome grego

O ômicron foi reconhecido pela OMS como a quinta variante do coronavírus, dessa vez registrada em Botsuana. O nome faz referência à sequência de letras do alfabeto grego, assim como nas cepas já identificadas: alfa, beta, gama e delta.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos