Press "Enter" to skip to content

Coronavírus: cacique do Alto Xingu é internado em Goiânia

Última atualização 24/07/2020 | 16:31

Contaminado com Covid-19, um dos chefes indígenas do Alto Xingu, no Mato Grosso, chegou à Goiânia nessa quarta-feira, dia 22, e após viagem de 10 horas, está internado em hospital particular da capital.

Aritana Yawalapiti é membro conhecido da luta pela defesa dos povos indígenas, e lidera Alto Xingu há mais de 30 anos. Mas o cacique relutou contra a internação, e só aceitou ir à Goiânia após piora no estado clínico, depois do domingo passado, quando precisou ser levado até a cidade de Canarana, no estado do Mato Grosso, em busca de um cilindro de oxigênio para resolver a dificuldade respiratória.

O médico Celso Correia Batista, em entrevista à agência Reuters, confirmou ter conduzido Aritana a Goiânia, e que precisou de quatro tanques de oxigênio no carro para manter o líder respirando. O automóvel da Secretaria Especial de Saúde Indígena transportou-os até Goiás. Depois de exame, foi divulgado que o cacique está com 50% da parênquima (células do tecido conjuntivo) pulmonar comprometida.