Um grupo de pesquisadores estuda um novo coronavírus, encontrado em uma criança com pneumonia na Malásia, que pode ter sido transmitido por um cão.
Se confirmado como o causador da doença na criança, o novo coronavírus canino será o oitavo tipo de coronavírus conhecido por causar doenças em humanos. A descoberta também sugere que os coronavírus estão sendo transmitidos de animais para humanos mais comumente do que se pensava.
“O quão comum este vírus é, e se ele pode ser transmitido de forma eficiente de cães para humanos ou entre humanos, ainda não se sabe”, disse o pesquisador Gregory Gray, professor de medicina, saúde global e saúde ambiental na Duke University. A equipe identificou o coronavírus canino usando uma ferramenta de diagnóstico molecular que eles criaram no ano passado para detectar a maioria dos coronavírus, que inclui o Sars-CoV-2.
Gray disse que ferramentas de diagnóstico como a desenvolvida para encontrar esse vírus têm o potencial de identificar outros vírus novos para os humanos antes que eles possam causar uma pandemia.