Press "Enter" to skip to content

Coronavírus: mais de 1 milhão de brasileiros recebem doses da vacina bivalente

Última atualização 04/03/2023 | 15:27

O Brasil aplicou mais de um milhão de doses da vacina bivalente contra a Covid-19 até esta sexta-feira, 3, segundo dados do Vacinômetro do governo federal.

O Ministério da Saúde recomendou que sejam vacinados os grupos prioritários, com mais de 70 anos, pessoas acima de 12 anos com sistema imunológico vulnerável e a população indígena.

A vacinação com a bivalente começou no dia 27 de fevereiro. Quase a metade dos vacinados são do estado de São Paulo, com quase 500 mil pessoas imunizadas. De uma forma geral, os estados mais populosos aplicaram mais doses.

O infectologista Evaldo Stanislau reforça a importância de estar com todas as doses contra a Covid em dia. Ele recomenda que as pessoas procurem um posto de vacinação quando chegar a sua vez.

“A vacina bivalente tem o componente que é o BA4 e BA5 do ômicron. Com isso ela dá uma proteção a mais contra formas graves de doença, sobretudo nas populações mais vulneráveis. Entretanto para que isso ocorra é necessário que tenha havido o esquema vacinal básico. Por isso é que as duas vacinas continuam muitos importantes”.