A Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fará testagem em massa na população do município por meio de drive thru e também presencial. O projeto conta com a parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Governo do Estado de Goiás.
A testagem está prevista para começar no dia 13 de agosto, quinta-feira, em dois postos de coleta: na Feira Coberta, na região Central e Subprefeitura e na região Leste. A Secretaria de Saúde pretende rastrear e monitorar os pacientes infectados com coronavírus em Trindade por meio do aplicativo Dados do Bem.
Para participar da testagem, o cidadão precisa baixar o aplicativo (gratuito) nas lojas virtuais da App Store ou Google Play e fazer uma autoavaliação, respondendo a perguntas simples sobre sintomas e quadro de saúde.
“Cada pessoa tem que fazer o download da ferramenta e se cadastrar, com informações sobre nome, endereço, CPF e localização”, explica a secretária de Saúde, Gercilene Branca. “Com base nas respostas, a ferramenta leva em consideração a janela do teste PCR e seleciona as pessoas com perfil de caso suspeito”, destaca.
A pessoa com sintoma será selecionada para realizar o teste de coronavírus por meio de um QR Code no celular. Para fazer o procedimento, o morador tem que ir a um posto de coleta indicado e apresentar o código no celular. Se o paciente testar positivo para o vírus, poderá indicar até mais cinco pessoas com quem teve contato.
A Secretaria Municipal de Saúde treinou profissionais para atuar na organização, triagem, acompanhamento, testagem e atividade administrativa durante todo o período do projeto.