Coronavírus: Secretaria de Saúde de Trindade fará testagem em massa na população

A Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fará testagem em massa na população do município por meio de drive thru e também presencial.  O projeto conta com a parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Governo do Estado de Goiás.

A testagem está prevista para começar no dia 13 de agosto, quinta-feira, em dois postos de coleta: na Feira Coberta, na região Central e Subprefeitura e na região Leste. A Secretaria de Saúde pretende rastrear e monitorar os pacientes infectados com coronavírus em Trindade por meio do aplicativo Dados do Bem.

Para participar da testagem, o cidadão precisa baixar o aplicativo (gratuito) nas lojas virtuais da App Store ou Google Play e fazer uma autoavaliação, respondendo a perguntas simples sobre sintomas e quadro de saúde.

“Cada pessoa tem que fazer o download da ferramenta e se cadastrar, com informações sobre nome, endereço, CPF e localização”, explica a secretária de Saúde, Gercilene Branca. “Com base nas respostas, a ferramenta leva em consideração a janela do teste PCR e seleciona as pessoas com perfil de caso suspeito”, destaca.

A pessoa com sintoma será selecionada para realizar o teste de coronavírus por meio de um QR Code no celular. Para fazer o procedimento, o morador tem que ir a um posto de coleta indicado e apresentar o código no celular. Se o paciente testar positivo para o vírus, poderá indicar até mais cinco pessoas com quem teve contato.

A Secretaria Municipal de Saúde treinou profissionais para atuar na organização, triagem, acompanhamento, testagem e atividade administrativa durante todo o período do projeto.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp