Coronel da Polícia Militar é preso durante operação

O Coronel é investigado por atos de improbidade após suspeitas de uso ilegal de viaturas para benefício pessoal.
A operação ARCA DE NOÉ, foi deflagrada pela Polícia Civil e Ministério Público do Estado de Goiás na manhã desta sexta-feira (10) em Formosa-GO, na região nordeste, teve como objetivo o cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juiz da Vara de Fazendas, Públicas Rodrigo Foreaux.

As investigações desenvolvidas pelo Ministério Público, por meio da 5º Promotoria de Justiça (Controle Externo da Atividade Policial), apontaram a prática de atos de improbidade administrativa por parte do Coronel Comandante do 11º CRPM, L.A.R,que consistente no uso indevido e ilegal da estrutura da polícia militar sob seu comando (viaturas, policiais) para benefício pessoal e econômico particular.

Em ao menos um dos fatos apurados, o militar, usando de sua condição de oficial, solicitou de fazendeiro da região mais de três toneladas de insumos para alimentação de gado, o qual foi transportado do município de São João da Aliança até Formosa com escolta de viatura da polícia militar até a própria fazenda.

O Ministério Público também investiga a participação de um chefe do jogo do bicho da região naquele transporte, um homem que, segundo a apuração do ministério, mantém negócios com o coronel da PM. Na fazenda do militar, os policiais encontraram documentos, computadores e duas armas de fogo. Também foram descobertas e fechadas oito bancas de jogo do bicho com apreensão de materiais da jogatina.

“Caso sejam condenados pela prática de improbidade administrativa, os envolvidos estão sujeitos a perda do cargo público, suspensão dos direitos políticos e pagamento de multa. As investigações terão prosseguimento para identificar outros envolvidos no esquema”, divulgou o MP-GO, em nota.

A operação é coordenada pelo promotor Douglas Chegury e delegado José Antônio Sena. Contou com o apoio do CI/MPGO(Centro de Inteligência) e do grupo de operações especiais da polícia civil GT3.

 

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado) em

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp