Coronel da confiança de Derrite deve assumir comando da PM em SP
Coronel Cassio Araújo de Freitas deve ser substituído por José Augusto Coutinho,
“queridinho” de Guilherme Derrite
São Paulo — O coronel Cassio Araújo de Freitas, comandante geral da Polícia Militar, pode estar perto de deixar o cargo, em uma troca ensaiada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e pelo secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, desde o ano passado. O substituto seria o atual subcomandante da PM, José Augusto Coutinho, ex-comandante da Rota.
Caso confirmada, a previsão é que a mudança seja publicada ainda nesta semana, junto com um despacho que deve oficializar a promoção de cinco oficiais a coronéis.
Em dezembro, a exoneração de Cassio foi aventada como uma tentativa de aliviar a pressão sobre o governo, diante de uma série de episódios de violência envolvendo policiais militares no segundo semestre, que fizeram Tarcísio admitir a existência de uma crise. A avaliação, no entanto, foi que a troca naquele momento poderia representar um sinal de fraqueza para adversários.
Agora, segundo autoridades da Segurança Pública e integrantes da cúpula da PM, a possível substituição seria “natural”, levando em consideração o limite de cinco anos para que um oficial permaneça com a patente de coronel. Cassio recebeu a patente em fevereiro de 2020. Mas, por ocupar o posto de comandante-geral, está imune ao prazo.
“Todo mundo da turma dele na PM está indo embora”, disse um coronel próximo ao comandante geral. Segundo ele, sobraram apenas os coronéis João Alves Cangerana Junior, comandante do 11º Comando de Policiamento de Área, e Victor de Freitas Carvalho, do Corpo de Bombeiros.
As autoridades ouvidas pela reportagem reconhecem que há “atritos pontuais” envolvendo o comandante da PM, mas dizem que eles não são significativos para a troca.
Apesar dos rumores envolvendo a possibilidade de deixar o comando da corporação, Cassio continua a delegar funções a seus subordinados. Entre elas, cronogramas com medidas que devem ser adotadas até o fim do ano. Procurado, Cassio Araújo de Freitas não se manifestou. O espaço segue aberto para manifestação.
O provável substituto de Cassio Araújo de Freitas no comando da Polícia Militar, coronel José Augusto Coutinho, é visto como o “queridinho” do secretário Guilherme Derrite. O coronel tem boa relação com a cúpula da pasta e da Polícia Civil.
Depois da Rota, Coutinho passou pelo Comando de Policiamento de Choque, ao qual a Rota está vinculada, e foi alçado ao posto de subcomandante em fevereiro de 2024. Na ocasião, Tarcísio trocou de uma única vez 34 dos 63 coronéis em posição de comando, privilegiando oficiais alinhados às bandeiras de Derrite.
Fique por dentro do que acontece em São Paulo. Siga o perfil do Metrópoles SP no Instagram. Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Paulo por meio do WhatsApp do Metrópoles SP: (11) 99467-7776.