Coordenador da Defesa Civil será o novo secretário-executivo da Secretaria da Segurança Pública de SP, decide Tarcísio. O coronel Henguel Ricardo Pereira assumirá o cargo a partir desta segunda-feira (2°), ocupando o lugar do coronel Paulo Maculevicius Ferreira e auxiliando o secretário Osvaldo Nico Gonçalves na gestão da pasta.
O coronel Henguel Ricardo Pereira, atual Secretário-Chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, foi escolhido para assumir a secretaria-executiva da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, a partir do dia 2 de agosto. Ele sucederá o coronel Paulo Maculevicius Ferreira, que ocupava a posição enquanto Guilherme Derrite era o secretário da pasta.
Henguel se aposentou após quase 40 anos de carreira e atuação no governo de Rodrigo Garcia. Desde 2022, ele ocupava o cargo de secretário-chefe da Casa Militar e estava à frente da coordenação estadual da Defesa Civil. Sua nomeação para a SSP marca o fim da influência de Guilherme Derrite na pasta.
O coordenador da Defesa Civil foi um dos militares envolvidos no chamado massacre da Castelinho, que resultou na morte de 12 homens ligados ao PCC em 2002. No entanto, em 2014, o Tribunal de Justiça de São Paulo julgou improcedente a ação penal e absolveu Henguel e os demais acusados.
Governador Tarcísio de Freitas fez a escolha pessoal de Henguel para a secretaria-executiva da SSP, encerrando a influência de Guilherme Derrite na pasta. Henguel trabalhará ao lado do delegado Osvaldo Nico Gonçalves, que assumiu a Secretaria da Segurança Pública em dezembro, após a saída de Derrite para concorrer ao Senado.
Delegado Nico era o secretário-executivo da SSP durante a gestão de Derrite e foi nomeado por Tarcísio para assumir a Segurança Pública. Com ampla experiência na polícia paulista, ele atuou em casos de grande repercussão, como o sequestro de Silvio Santos, o caso de racismo envolvendo Grafite e a prisão de Fabrício Queiroz.
Osvaldo Nico Gonçalves, conhecido como doutor Nico, tem uma carreira midiática e já concedeu inúmeras entrevistas sobre grandes casos em que atuou. Sua trajetória na Polícia Civil de São Paulo começou em 1979 como investigador, passando por diversos setores e chegando à posição de delegado-geral. Com reconhecimento internacional, Nico é um dos destaques da segurança pública no estado de São Paulo.




