Press "Enter" to skip to content

Corpo da Rainha Elizabeth II ainda não foi transportado até primeira parada de roteiro fúnebre

Última atualização 10/09/2022 | 09:02

A sequência de atos da cerimônia fúnebre pela morte da Rainha Elisabeth II ainda não começou. A primeira parada deve ocorrer ainda nos próximos dias com a transferência do corpo da propriedade em Balmoral até o Palácio de Holyroodhouse, em Edimburgo, ambos na Escócia. Na sequência, o caixão será levado em procissão para a Catedral de Saint Giles, onde o público poderá se despedir da monarca. Ela faleceu há dois dias, na última quinta-feira, 8. A causa não foi informada.

O último ato deve ser o transporte do corpo para Londres, onde a Rainha será sepultada ao lado do pai, o Rei George, na Capela de São Jorge no Castelo de Windsor. A data ainda não foi definida. Antes do enterro na Abadia de Westminster, em menos de duas semanas, haverá uma procissão acompanhada por um desfile militar e membros da Família Real televisionada. 

Com a morte da Rainha, o filho dela George assumiu o trono. Ele chegou em Londres na manhã desta sexta-feira, 08, com a rainha consorte e fez um pronunciamento pela televisão para  os súditos. Na manhã deste sábado, 10, Charles será proclamado Rei por um conselho de autoridades. 

A chamada Operação London Bridge, que organizou todas as etapas do funeral de Elisabet II, estaria sendo preparada há pelo menos 25 anos. A informação é da jornalista Vivian Oswald ao UOL News. Segundo ela, uma fonte teria dito que a emissora estatal inglesa BBC planejou a cobertura, inclusive como traje da equipe. 

“Tudo tem seu significado. O próprio apresentador da BBC que está ao vivo neste momento está de paletó preto, de gravata preta e de camisa branca. É como ele precisa estar no momento em que ele talvez tenha que fazer o anúncio grave de uma notícia solene como essa”, confidenciou.