Última atualização 11/09/2022 | 11:38
Milhares de pessoas seguem o carro que transporta o caixão que carrega o corpo da Rainha Elizabeth II, que deixou o Castelo de Balmoral, na manhã deste domingo, 11. Em cortejo ele é levado a Edimburgo, capital da Escócia, em viagem que deve levar aproximadamente seis horas. A rota inclui passagens por Aberdeen, Dundee e Perth.
A viagem com o corpo da monarca tem como destino final o Palácio de Holyroodhouse, residência oficial da realeza na Escócia, onde a comitiva passa a noite. Desde que a rainha morreu, o caixão permaneceu no salão de baile do Castelo de Balmoral, onde os funcionários tiveram a chance de prestar as últimas homenagens.
Às 6h deste domingo, no horário de Brasília, os guardas-caça levaram o caixão para um carro funerário. A viagem deve demorar o dobro do tempo normal, já que a ideia é permitir que as pessoas presenciem o carro funerário ao longo do percurso e se despeçam da rainha.
Uma guarda de honra composta pelo Regimento Real da Escócia saudará o carro funerário que chega a Edimburgo esta tarde com uma saudação real antes de ser transferido para a Sala do Trono por um grupo militar.
Na segunda-feira, o caixão será encaminhado à Catedral de St Giles para um serviço com a presença do rei e da rainha consorte e uma congregação composta “de todas as áreas da sociedade escocesa”, disse o alto funcionário do palácio.
Após o serviço, o caixão descansará por 24 horas para permitir que o público escocês preste suas homenagens. Charles e membros da família real participarão da guarda – ou vigília – na noite de segunda-feira, 12. (Com informações da CNN)