Corpo de Amanda Borges da Silva, encontrada morta no Japão, chega ao Brasil para reconhecimento pela família.

corpo-de-amanda-borges-da-silva2C-encontrada-morta-no-japao2C-chega-ao-brasil-para-reconhecimento-pela-familia

O corpo da goiana Amanda Borges da Silva, de 30 anos, que foi encontrada morta no Japão, chega ao Brasil e deve passar por reconhecimento. Segundo a família, o corpo da jovem deve chegar na madrugada do próximo sábado (24), em Goiânia. “O corpo da Amanda já está no Brasil, em São Paulo, uma funerária vai trazer para Goiânia. Chegando em Goiânia, a família irá até a funerária para fazer um reconhecimento. Depois disso, vamos divulgar a data do sepultamento”, disse o primo da jovem, Thiago.

Amanda foi encontrada morta na madrugada do dia 1º de maio, em um apartamento na cidade de Narita, no Japão. Ao DE, o amigo dela, James Fernandes, disse que ela deveria ter embarcado para o Brasil horas antes.

Conforme informado pela emissora pública japonesa NHK, Amanda estava em um apartamento que pegou fogo. Segundo a polícia, as chamas destruíram um cômodo do apartamento de dois andares em Hon-Sarizuka. O corpo da jovem foi encontrado nos escombros. O DE não conseguiu confirmar a informação com autoridades brasileiras. A família informou para a TV Anhanguera que o corpo da jovem foi encontrado com sinais de asfixia e com queimaduras.

Ainda de acordo com a emissora pública japonesa NHK, um homem do Sri Lanka, Abaseriya Patabadige Pathum Udayanga, de 31 anos, foi preso suspeito de ter deixado o local sem apagar o fogo. Ele morava no apartamento. A prisão foi feita pela polícia do Japão no dia 3 de maio, dois dias após o corpo de Amanda ter sido encontrado.

A jovem morava em São Paulo, mas era natural de Caldazinha, na região metropolitana de Goiânia. Amanda era formada em Letras e mestre em linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG), além de atuar como pesquisadora. Ela estava fora do Brasil desde março e visitou primeiro a cidade de Seul, na Coreia do Sul.

Conforme apurado pela emissora do país asiático, o homem de 31 anos foi preso sob suspeita de incêndio criminoso. Ele teria percebido que o incêndio começou no quarto, mas saiu sem apagar as chamas, e o fogo se espalhou para as paredes e o teto. A polícia japonesa está investigando os detalhes do incidente, incluindo qual a relação do homem com Amanda e as circunstâncias do incêndio.

Em entrevista à TV Anhanguera, a mãe dela, Valdeina Borges, mencionou que a goiana planejava voltar para Goiás no final do mês de maio. “Ia reunir com a família toda, gostava de fazer churrasco. Ela falou que no Dia das Mães não dava pra vir, mas que dia 20 ela viria, mas não deu certo”, lamentou. Eunice Borges Bezerra, tia da jovem, também comentou sobre o retorno dela ao município e lamentou a perda da sobrinha. “Muito estudiosa mesmo, inteligente. Uma moça maravilhosa. Vai fazer muita falta para todos nós”, relatou.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp