Corpo de Bombeiros do RJ lança aplicativo 193RJ para agilizar atendimento de emergências

corpo-de-bombeiros-do-rj-lanca-aplicativo-193rj-para-agilizar-atendimento-de-emergencias

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro lançou um aplicativo inovador para facilitar o pedido de socorro, o 193RJ. Com o objetivo de agilizar o atendimento em situações de emergência, a plataforma permite que os usuários informem rapidamente a localização e o tipo de ocorrência. Através da geolocalização, o aplicativo identifica com precisão o local da emergência e repassa as informações diretamente à central de chamados da corporação, garantindo assim uma resposta mais rápida e eficiente.

A interface do aplicativo 193RJ é intuitiva e oferece opções diretas para diversos tipos de emergências, como escapamento de gás, acidente de trânsito, incêndios, tentativas de suicídio, entre outros. Caso a situação de emergência não esteja listada, o usuário pode optar por realizar uma ligação direta para o número 193. Além disso, o acesso ao aplicativo é integrado à conta gov.br, garantindo a identificação e proteção dos dados pessoais, e permitindo que o cidadão acompanhe o status do atendimento diretamente na tela.

Durante o evento de lançamento do aplicativo, no Palácio Guanabara, o governador Cláudio Castro ressaltou a importância da nova ferramenta para o atendimento do Corpo de Bombeiros. Com o alto número de trotes recebidos, cerca de 17 mil, a plataforma 193RJ contribui para evitar atendimentos falsos, permitindo que a corporação foque em ocorrências reais e salve vidas. Além disso, o evento destacou a criação do Grupo de Operações Especiais (GOESP), que já realizou mais de 40 salvamentos desde a sua fundação em junho.

O Grupo de Operações Especiais do Corpo de Bombeiros do RJ é composto por 130 militares preparados para atuar em ocorrências complexas, como salvamentos especializados, operações em áreas de matas e montanhas, acidentes de trânsito, entre outros. A equipe conta com profissionais da área da saúde, ampliando a capacidade de resposta em situações críticas. Além disso, a corporação destacou a Operação Extinctus, focada no combate a incêndios florestais, que desde junho já combateu mais de 2,7 mil incêndios em vegetação.

Os investimentos do Governo do Estado no Corpo de Bombeiros somam quase R$ 24 milhões, destinados para a aquisição de equipamentos modernos e tecnológicos. Entre os investimentos estão dois veículos do tipo ATT (Auto Transporte de Tropa), veículos AEsp (Auto Especializado) para o GOESP, veículos AR (Auto Rápido) utilizados em combate a incêndios florestais, sopradores, mochilas flexíveis de combate a incêndios em vegetação e bombas portáteis. Esses recursos garantem mais agilidade e eficiência no atendimento a ocorrências em todo o estado do Rio de Janeiro.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp