O Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás (CBMGO) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançaram a Operação Semana Santa no estado. O intuito das ações é proporcionar mais segurança para as pessoas durante este feriado, entre quinta-feira, 6, e domingo, 10.
Por parte dos bombeiros, um dos focos principais da corporação durante a Semana Santa é quanto a afogamentos. Segundo o Tenente-Coronel do CBMGO, Victor Augusto Nader, comandante da operação, a maior preocupação é com a segurança nos lagos, rios e piscinas, onde muitos banhistas podem estar despreparados para enfrentar a força das águas.
Para evitar afogamentos, o CBMGO recomenda que os banhistas evitem entrar na água após o consumo de bebidas alcoólicas. Ainda, que não nadem em locais com correntezas fortes ou sem a presença de salva-vidas, que fiquem atentos às placas de sinalização e que, em caso de emergência, acionem imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone de emergência 193.
Além de garantir a segurança nos balneários, a corporação também atua em casos de incêndios, acidentes de trânsito e outras emergências que possam ocorrer durante o período da Semana Santa.
Já a PRF reforçará o efetivo em serviço, aumentando a visibilidade do policiamento ostensivo para proporcionar maior segurança aos usuários das rodovias. Além disso, direcionará as ações especialmente para locais e horários nos quais as estatísticas demonstram haver maior incidência de acidentes graves e maior fluxo de veículos.
O foco será a fiscalização das infrações que geram maior risco ou potencializam lesões graves e mortes em acidentes. Embriaguez ao volante e ultrapassagens indevidas são alguns dos exemplos. As ações de combate ao crime também serão reforçadas para prender criminosos, recuperar veículos roubados, retirar armas ilegais, drogas e mercadorias ilícitas de circulação.
Restrição especial de tráfego para veículos ou combinações excedentes em peso ou dimensões (BR-153 norte, do km 0 ao 300, trecho entre Porangatu e Rialma):
Ida:
- Das 16h às 22h de quinta-feira (6);
- Das 06h às 12h de sexta-feira (7).
Volta:
- Das 16h às 22h de domingo (9);
- Na segunda-feira (10): não haverá restrição.