O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) irá lança oficialmente nesta sexta-feira (18), a Operação Cerrado Vivo 2017. A solenidade será realizada às 9h30, 1º Batalhão Bombeiro Militar, na Rua 66, nº 253, Setor Central, em Goiânia.
O objetivo é prevenir e combater incêndios na flora do estado. A combinação de baixa umidade do ar, ventos fortes e calor faz com que os meses de julho, agosto e setembro sejam o período de maior incidência de incêndios em vegetação em Goiás.
Os trabalhos de prevenção começaram em maio nas reservas de Unidades de Conservação (UC), reservas ecológicas, área de preservação permanente e parques. Também foram distribuídas cartilhas educativas e realizadas oficinas de confecção de abafadores em todo o Estado, em especial em áreas rurais.
As queimadas também levam riscos às rodovias. As labaredas e a fumaça atrapalham o tráfego e podem ocasionar acidentes. Parte dos incêndios em vegetação são provocados por ações diretas do homem, como o lançamento de tocos de cigarro nas estradas ou de queimadas em áreas rurais para limpar o solo.