Corpo de Bombeiros Militar divulga balanço final da Operação Férias Turista Seguro

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) divulgou, na manhã desta terça-feira (31), o balanço final da Operação Férias Turista Seguro 2018. Durante todo o mês de julho, a corporação realizou 1.168 atendimentos, sendo 887 de ações preventivas.

Foram registradas 200 ocorrências de resgate, 8 combates a incêndios e 73 buscas e salvamento. O público orientado pelos Bombeiros foi de 181.619 pessoas. O objetivo principal da Operação Férias Turista Seguro 2018 foi o de prevenir afogamentos nos principais balneários e pontos turísticos do Estado durante as férias. Foram registrados um afogamento, em Luiz Alves, e 12 iminências de afogamento, situações nas quais as vítimas foram retiradas com vida da água pelos bombeiros.

Focado no trabalho preventivo, a corporação distribuiu ao longo dos balneários guarda vidas especializados na fiscalização e orientação do público. Para o Comandante da Operação Férias 2018, Tenente Coronel Washington Luiz Vaz Júnior, o grande número de ações preventivas é a causa do baixo índice de ocorrências com gravidade e do balanço positivo da operação.

O Comandante Geral do CBMGO, Coronel Márcio André de Morais, explica que a Corporação encerra os trabalhos com o sentimento de dever cumprido da missão de proteger o lazer dos goianos e dos turistas nesta temporada.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp