Corpo de Bombeiros Militar e SES-GO promovem capacitação em primeiros socorros

Ensinar as técnicas corretas de primeiros socorros é o objetivo principal do Programa Capacitar Para Salvar, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. Esse programa é destinado a adultos e jovens, a partir de 13 anos de idade, e será ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás-CBMGO.

Os militares da corporação vão ministrar cursos de 05 horas/aula para a comunidade, a qual aprenderá como agir em casos de parada cardiorrespiratória, obstrução das vias aéreas, imobilizações, contenção de hemorragias e transporte, situações que podem acontecer no dia a dia das pessoas, no Instituto Educacional Emmanuel, que fica na Avenida Cora Coralina, nº 407, Setor Sul, em Goiânia. O programa, que já atendeu 6 mil pessoas em todo o Estado, propõe capacitar professores, estudantes, monitores de creches, trabalhadores da área de eventos ou qualquer pessoa que se interesse por noções de primeiros socorros.

Durante a coletiva de imprensa do Capacitar Para Salvar, alunos do Instituto Educacional Emmanuel vão demonstrar as técnicas que aprenderam durante as aulas ministradas por bombeiros. Na nova etapa, militares do CBMGO vão ministrar cursos de 5 horas/aula para a comunidade sobre como agir em casos de parada cardiorrespiratória, obstrução das vias aéreas, afogamento, queimadura, intoxicação, cortes, fraturas e quedas.

O objetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) e da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás é disseminar a cultura da segurança entre os goianos, capacitando a população sobre a importância de aprender técnicas de primeiros socorros. A participação no Capacitar Para Salvar é grátis e a ação está sendo realizada em todo o Estado, mas as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no site dos bombeiros (www.bombeiros.go.gov.br ou www.saude.go.gov.br).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp