O Corpo de Bombeiros Militar lançou, nesta quarta-feira, 18, a Operação Tempestade. Por meio da ação, serão promovidas atividades preventivas, com o objetivo de evitar acidentes e desastres durante o período chuvoso, em Goiás.
A operação é realizada de forma conjunta à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e à Defesa Civil, por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Segundo o tenente coronel Thiago Abdala, ações serão voltadas à instrução das pessoas, com a entrega de folhetos digitais, cartilhas e orientações através do telefone 40199. O efetivo da corporação deverá ainda passar por treinamentos para lidar com ocorrências de alagamentos, enxurradas, deslizamento, soterramento e queda de árvores.
Durante o período da operação, o Corpo de Bombeiros vai contar com apoio de informações meteorológicas, para a análise de dados e elaboração de ações preventivas. O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), consegue prever desastres climáticos com três dias de antecedência. Em caso de possíveis ocorrências, a corporação será alertada, conseguindo assim promover o planejamento estratégico e orientar a população.
As viaturas da corporação também serão equipadas com materiais específicos para salvamento em águas rápidas. O trabalho de monitoramento das áreas de risco e das comunidades vulneráveis também será realizado, assim como o envio de alertas para a população por SMS, sobre o risco de chuva, trovoada, tempestade e outros eventos de precipitações hídricas. A Operação Tempestade segue até o dia 21 de abril de 2021.