Última atualização 17/08/2018 | 09:30
A major Helaine Vieira dos Santos vai se tornar a primeira mulher a comandar um batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). Ela assume na terça-feira, 21, o comando do 2º Batalhão Bombeiro Militar, em Goiânia, até então exercido pelo major Ézio Antônio de Barros.
O quartel tem em sua área de atuação bairros importantes da capital como Campinas e Setor Rodoviário e toda região Noroeste. Estarão diretamente sob seu comando cerca de 100 bombeiros militares. Para ela, assumir o comando do 2º Batalhão representa também a conquista de todas as mulheres que fazem parte do Corpo de Bombeiros Militar. A major também atribui essa conquista às colegas pioneiras, que ingressaram no primeiro curso de formação de soldados, em 2000, e no primeiro curso de oficiais mulheres, em 2002.
Formada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialista em segurança pública e direitos humanos, a major Helaine ingressou nas fileiras do Corpo de Bombeiros Militar, em 2001, como soldado. Em 2002, foi aprovada no Curso de Formação de Oficiais, no primeiro concurso que admitiu a presença feminina. Formou-se aspirante em 2004 e coordenou no ano seguinte a formação dos novos soldados.
Com passagens como diretora Financeira na Fundação Dom Pedro II, entidade de assistência social da Corporação, e subcomandante da Companhia Bombeiro Militar de Trindade, em 2012, ela aceitou o desafio de inaugurar e comandar o quartel do CBMGO em Aruanã. Desde 2013, ela exerce a função de chefe da sétima seção do Estado Maior Geral, sendo também a primeira mulher a ocupar a função.
Helaine também recebeu o apoio do comandante-geral do CBMGO, Coronel Morais afirma que a escolha para comandar o 2ºBBM não poderia ter sido melhor e que a major ”sempre foi muito dedicada e é altamente capacitada”.
Com a chegada da major ao comando do 2º BBM, o CBMGO passa a contar com duas mulheres a frente de unidades operacionais. Desde 2012, a major Selma Eurípedes Alves comanda a Companhia Independente Bombeiro Militar de São Luís de Montes Belos.