O corpo do arcebispo emérito de Goiânia, Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, está sendo velado na manhã desta quarta-feira, 10, na Catedral Metropolitana da Capital. O clérigo faleceu na tarde da última terça-feira, 27, aos 90 anos de idade.
De acordo com o padre Rodrigo de Castro Ferreira, reitor do Santuário da Sagrada Família, Dom Antônio morreu na casa de parentes, no setor Goiânia II, após sofrer um infarto. A Arquidiocese de Goiânia informou que os Bombeiros foram acionados para socorrê-lo, mas o clérigo não resistiu. Ele já havia sofrido um infarto há aproximadamente uma semana, de acordo com a órgão religioso.
Nascido em Orizona, no sul goiano, Dom Antônio Oliveira se tornou padre aos 22 anos. Ele foi arcebispo de Goiânia durante 16 anos e deixou o cargo em 2002, quando Dom Washington Cruz o assumiu. O clérigo celebrou a missa campal durante visita do então papa João Paulo II à Goiás, em 1991.
Atualmente, o arcebispo emérito sofria com diabetes e passava por um tratamento.
Luto
Em homenagem a Dom Antônio, o governador em exercício José Eliton decretou luto oficial de três dias. Em nota, Marconi e a primeira-dama, Valéria Perillo, lamentaram a perda do sacerdote, a quem definiram como “queridíssimo amigo e sábio conselheiro” e “um dos maiores pastores de Goiás e do Brasil”
Nas redes sociais, a Arquidiocese de Goiânia publicou uma nota informando sobre a morte do clérigo com o texto: “É com muito pesar que informamos o falecimento do nosso estimado arcebispo emérito Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, ocorrido nesta tarde, 28 de fevereiro”.