Corpo achado em praia é de turista argentino que desapareceu ao sair da casa de amigo em Florianópolis
Vítima foi retirada de uma área de encosta no domingo (25), em uma ação complicada que contou com uso de rapel e helicóptero.
Argentino José Maria Alday desapareceu em Florianópolis em 15 de maio — Foto: PMSC/ Divulgação
A Polícia Científica de Santa Catarina confirmou que o corpo encontrado na praia da Lagoinha do Leste em Florianópolis é do turista argentino José Maria Alday, de 70 anos. O idoso desapareceu em 15 de maio, logo após sair da casa de um amigo para caminhar.
A confirmação da identidade foi divulgada por meio de nota do Corpo de Bombeiros nesta terça-feira (27), dois dias após a operação de resgate do corpo. A vítima foi retirada de uma área de encosta no domingo (25), em uma ação complicada que contou com o uso de rapel e helicóptero.
Alday era natural de Córdoba e estava na residência de um amigo, no bairro Pântano do Sul. Ele foi visto pela última vez por volta das 10h do dia 15 de maio, ao sair para dar uma volta na região. As buscas começaram no dia 19 de maio.
Segundo os bombeiros, um vídeo obtido pelas equipes de busca mostrou o turista caminhando próximo à entrada da trilha da Lagoinha do Leste no dia do desaparecimento. Duas testemunhas também confirmaram ter visto o argentino na praia, subindo a trilha que leva à Pedra da Coroa.
Os bombeiros não informaram o que causou a morte do argentino. O G1 procurou a Polícia Científica nesta terça-feira, mas não houve retorno até a última atualização do texto.
No sábado (24), as equipes de busca pelo argentino receberam a informação de que um pescador teria encontrado o corpo do argentino em um costão rochoso, entre a Lagoinha do Leste e o Pântano do Sul. O helicóptero dos bombeiros chegou a ir até o local, mas não conseguiu fazer o resgate devido ao difícil acesso.
O salvamento foi concluído na manhã de domingo. O corpo estava preso entre pedras, a cerca de 50 metros acima do nível do mar, em uma encosta íngreme e escorregadia. Foi necessário o uso de técnicas de rapel e o uso do Arcanjo-01.