Corpos de goianos mortos em queda de avião são enterrados em Goiás

Corpos de goianos mortos em queda de avião são enterrados em Goiás

Os corpos dos cinco empresários goianos mortos após a queda de uma aeronave em Amazonas, no último sábado, 16, foram enterrados na manhã desta terça-feira, 19. Marcos de Castro Zica e Witter Ferreira de Faria foram enterrados, Fábio Campos Assis será sepultado após o velório, enquanto Renato Souza de Assis e Gilcrésio Salvador Medeiros serão cremados.

Veja para onde os corpos serão levados:

Gilcrésio Salvador Medeiros: será cremado em Goiânia, no Complexo Vale do Cerrado

Marcos de Castro Zica: foi enterrado em Goiânia, no Cemitério Jardim das Palmeiras

Witter Ferreira De Faria: foi enterrado em Itumbiara, no Cemitério da Saudade

Renato Souza de Assis: será cremado em Goiânia, no Complexo Vale do Cerrado

Fábio Campos Assis: será enterrado em Anápolis

Os corpos foram trazidos de Manaus até Goiás por uma aeronave do Serviço Aéreo do Estado de Goiás (Saeg) e chegaram por volta de 21h40. Inicialmente, os corpos de Gilcresio Salvador de Medeiros e Fábio Campos de Assis foram levados até Brasília por uma empresa de táxi aéreo e foram trazidos para a capital pelo Saeg.

Acidente

O acidente ocorreu no sábado, 16. A aeronave saiu de Manaus, capital do Amazonas, com destino para Barcelos, a cerca de 400 quilômetros. 14 pessoas estavam na aeronave e seguiam para o interior do estado para praticar pesca esportiva no Rio Negro.

Das vítimas, cinco eram empresários goianos. Os corpos foram retirados do local pela equipe de resgate e moradores, que encontraram diversos itens usados para prática de pesca esportiva. Em seguida, eles foram levados ao ginásio da cidade e transferidos para Manaus na tarde de domingo, 17, onde passaram por exames de necropsia no Instituto Médico Legal (IML) e foram identificados por familiares.

A aeronave que transportava as vítimas era um Embraer BEM-110 “Bandeirante”, com capacidade de até 18 passageiros, da empresa ManausAerotáxi. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a situação da aeronave era ‘regular’ e o acidente pode ter sido causado pelo mau tempo da região, que chovia forte no momento da queda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Reunião da Comissão de Transição promove troca de informações sobre ações administrativas e programas sociais da Prefeitura de Goiânia

A Comissão de Transição da Prefeitura de Goiânia se reuniu na tarde desta quinta-feira, 21, no Paço Municipal, para a segunda reunião temática do grupo de trabalho. Na ocasião, técnicos da gestão do prefeito Rogério apresentaram projetos em desenvolvimento para a equipe do prefeito eleito, Sandro Mabel, incluindo as áreas de administração, planejamento e habitação, direitos humanos, mulheres e políticas afirmativas.

Ao realizar balanço do encontro, o secretário de Governo, Jovair Arantes, afirmou que as reuniões são importantes para que o próximo governo possa iniciar de modo acelerado a administração. “Nós discutimos hoje secretarias de muito conteúdo da prefeitura. Foi rica a discussão, porque os secretários apresentaram o momento em que estão essas secretarias, e a necessidade que existe até o mês de dezembro de nós fazermos alguma gestão junto ao Governo Federal, para valer para o governo que vem. Isso é o que falamos desde o começo, que estamos buscando soluções de continuidade. A cidade não pode sofrer nenhuma descontinuidade, precisa que o prefeito entre já com o pé na tábua”, disse.

O coordenador da equipe de transição de Mabel, Paulo Ortegal, ressaltou que os pontos apresentados foram importantes para a equipe do próximo prefeito. “Eu acho que todos os pontos discutidos foram importantes. A prefeitura está transmitindo informações para a Comissão de transição daqueles programas e dos projetos em andamento das secretarias. Isso vai facilitar muito, até na análise dos documentos que nós já estamos procedendo junto à comissão de Transição do prefeito Sandro Mabel”, avaliou.

O Secretário de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Valfran Ribeiro, apresentou realizações como a implementação do sistema SimplificaGyn, ferramenta para desburocratização de serviços municipais, construção da passarela do Paço Municipal, com foco em acessibilidade, aprovação mais ágil de projetos arquitetônicos e outras ações em andamento.

Representando a Secretaria Municipal de Administração (Semad), a gerente de Planejamento e Projetos, Ana Lúcia, mencionou iniciativas em eixos como compras governamentais, suprimentos e logística, contratos e convênios, folha de pagamento, gestão e desenvolvimento de pessoas e carreiras, saúde e segurança do servidor. Foram compartilhadas informações sobre a capacitação de servidores e fortalecimento da Escola de Governo. A gerente solicitou ainda que a próxima gestão dê continuidade aos trabalhos para aprimorar o portal de compras e promover a criação do cargo de cientista de dados para apoiar decisões da pasta.

A Secretária de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), Luanna Sousa, apresentou as principais ações na gestão dos Cras, Creas, casas de acolhida e nos quatro cemitérios municipais. Luanna destacou avanços, como a parceria com a Equatorial para desconto na tarifa de energia, entrega de alimentos para famílias do Cadastro Único e lançamento do Comitê Municipal de Primeira Infância.

A titular da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (Smdhpa), Cida Garcez, ressaltou a importância de dar continuidade ao projeto de revitalização do Setor Central, bairro em que está instalada a sede da pasta. O secretário-executivo, Eduardo Oliveira, citou programas e projetos como a assistência social a migrantes e pessoas em situação de rua, campanhas de enfrentamento ao racismo, iniciativas de retificação de nome para pessoas trans, Central de Interpretação em Libras, emissão de documentos para pessoas com deficiência, projeto intergeracional de conexão entre jovens e idosos, entre outros.

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres compartilhou avanços para aprimorar o suporte psicológico às vítimas de violência, com a ampliação da equipe de profissionais disponíveis, e destacou a necessidade de ampliação de recursos para a pasta.

Integrante da equipe de comissão da transição, Eerizania Freitas propôs a inclusão de dados sobre mulheres em situação de violência no censo SUAS, para que os atendimentos possam ser realizados nas unidades Creas. O prefeito Sandro Mabel participou do encontro via videoconferência.

Na próxima quarta-feira (27), a comissão deve se reunir para apresentação do dados da Saúde e do Imas. No dia seguinte, quinta-feira (28), será a vez da Educação e da Seinfra.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos