Corpus Christi: entenda como funcionam as regras do feriado municipal

Corpus Christi: entenda como funcionam as regras do feriado municipal

O dia de Corpus Christi, comemorado nesta quinta-feira, 8, não é um feriado nacional, a menos que haja uma lei municipal o instituindo. Grandes cidades brasileiras como Goiânia, São Paulo e Porto Alegre são exemplos de municípios que adotam a data como feriado. O governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, decretou ponto facultativo para esta sexta-feira, 9, conforme informação publicada no Diário Oficial do dia 29 de maio.

Mesmo que seja por lei, alguns serviços são suspensos na data por outros motivos, como os bancos. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em todo o país haverá feriado bancário, ou seja, os atendimentos presenciais em agências serão suspensos na quinta-feira e os pagamentos que vencerem no dia 8 serão aceitos na sexta-feira, 9, quando os serviços serão normalizados.

Já em relação a serviço público federal, o ponto facultativo será adotado nos dias 8 e 9 de junho, portanto, esses funcionários poderão desfrutar do feriado prolongado. Entidades como governos estaduais e municipais também costumam adotar ao ponto facultativo, exceto em serviços essenciais como saúde e segurança.

No que se refere ao funcionamento de empresas privadas, pode haver a negociação dos dias de folga, sendo necessário levar em consideração se o empregador vai exigir a compensação dos eventuais dias trabalhados ou descontá-los de um banco de horas.

Lei municipal

Os municípios podem, por lei, adotar o feriado de Corpus Christi e, nesses casos, os trabalhadores devem ser dispensados e, caso os funcionários sejam convocados, deverão receber o dobro do normal pelo feriado. De acordo com o advogado Pedro Borges, a Consolidação das Leis do Trabalho prevê que o ponto facultativo não se enquadra na situação.

“Essa questão de dispensar funcionários só serve para o dia do feriado em si, sejam eles civis ou religiosos, mas ponto facultativo não. Nesse caso, fica a critério do empregador instituir expediente ou não. Se optar pelo dia de trabalho, o pagamento é feito normalmente como dia útil. Em relação ao pagamento dobrado, é para o caso de a empresa não instituir para o empregado um outro dia de folga”, afirma.

O que é comemorado no dia de Corpus Christi?

Sendo uma tradição da Igreja Católica, no dia de Corpus Christi é celebrada a Eucaristia ou comunhão, quando o corpo de Jesus Cristo é simbolizado pela hóstia recebida durante a missa. Para a comemoração, fiéis de várias cidades seguem a tradição portuguesa de confecção de tapetes em espaços públicos, com painéis feitos de serragem sal ou outros materiais coloridos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quatro estudantes da PUC-SP são desligados após se envolverem em atos racistas durante jogo

Quatro estudantes de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) foram desligados de seus estágios em escritórios de advocacia após um vídeo viralizar nas redes sociais, mostrando atos de racismo e aporofobia cometidos durante uma partida de handebol nos Jogos Jurídicos Estaduais. O incidente ocorreu no último sábado, 17, em Americana, interior de São Paulo. Nos registros, os alunos ofenderam colegas da Universidade de São Paulo (USP), chamando-os de “cotistas” e “pobres”.

As demissões foram confirmadas por meio de notas oficiais enviadas às redações. O escritório Machado Meyer Advogados, por exemplo, anunciou a demissão de Marina Lessi de Moraes, afirmando que a decisão estava alinhada aos seus valores institucionais, com o compromisso de manter um ambiente inclusivo e respeitoso. O escritório Tortoro, Madureira e Ragazzi também confirmou a dispensa de Matheus Antiquera Leitzke, reiterando que não tolera práticas discriminatórias em suas instalações. O Castro Barros Advogados fez o mesmo, informando que Arthur Martins Henry foi desligado por atitudes incompatíveis com o ambiente da firma. O escritório Pinheiro Neto Advogados também comunicou que Tatiane Joseph Khoury não faz mais parte de sua equipe, destacando o repúdio ao racismo e qualquer forma de preconceito.

Repercussão do caso

O episódio gerou forte indignação nas redes sociais e foi amplamente criticado. O Centro Acadêmico XI de Agosto, que representa os alunos da Faculdade de Direito da USP, se manifestou, expressando “espanto, indignação e revolta” com as ofensas racistas e aporofóbicas proferidas pelos alunos da PUC-SP. A instituição ressaltou que o incidente representou uma violência contra toda a comunidade acadêmica.

Em resposta, a reitoria da PUC-SP determinou a apuração rigorosa dos fatos pela Faculdade de Direito. Em comunicado, a universidade afirmou que os responsáveis serão devidamente responsabilizados e conscientizados sobre as consequências de suas atitudes. A PUC-SP reiterou que manifestações discriminatórias são inaceitáveis e violam os princípios estabelecidos em seu Estatuto e Regimento.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos