Press "Enter" to skip to content

“Corredor Fumante” é banido de maratonas por dois anos na China

Última atualização 12/02/2024 | 11:19

Um maratonista chinês, famoso por fumar um cigarro atrás do outro durante competições oficiais de corrida, foi banido por dois anos por seu comportamento “incivilizado”. O fato ocorreu na China, segundo matéria do site Oddity Central.

Chen Mouxian, também conhecido como “Tio Chen”, voltou às manchetes internacionais em 2022, quando fotos dele correndo na Maratona de Xin’anjiang se tornaram virais nas redes sociais. O que chamou a atenção das pessoas para o corredor experiente de então 50 anos foi o fato de que ele sempre tinha um cigarro aceso na boca, acendendo outro assim que terminava um.

Apelidado de “Irmão Fumante”, Chen gerou controvérsia nas redes sociais chinesas, com alguns usuários elogiando suas habilidades atléticas e outros criticando-o por promover um hábito não saudável e expor outros corredores à fumaça prejudicial do tabaco. Neste mês, Tio Chen foi proibido de participar de maratonas por dois anos após mais uma vez fumar durante a Maratona de Xiamen de 2024, em Fujian, no dia 7 de janeiro.

Depois de uma pausa de dois anos, Chen, supostamente co-fundador da Associação de Corrida de Estrada de Xianju e da Maratona Provincial de Zhejiang em sua cidade natal de Taizhou, na província de Zhejiang, foi visto durante a Maratona de Xiamen deste ano com seu característico cigarro na boca, fumando durante toda a corrida de 42,1 quilômetros. Ele terminou com um tempo respeitável de três horas e 33 minutos, mas os organizadores não ficaram impressionados.

Após a polêmica sobre o hábito de fumar de Tio Chen dois anos atrás, a Associação Atlética da China (CAA) propôs uma regra para proibir atletas que fumam durante competições oficiais. A CAA já tinha uma norma para desqualificar infratores.

‘Hábito sujo’

A entidade afirmava que “comportamentos incivilizados de corredores, como defecação ao ar livre, fumar ou pisotear canteiros ou áreas verdes que afetem a corrida e a segurança de outros corredores, resultarão em desqualificação”, mas agora seu ‘hábito sujo’ o baniu de qualquer maratona oficial nos próximos dois anos.

A proibição de Tio Chen recebeu feedback positivo no Sina Weibo, a versão chinesa do Twitter, com a maioria dos usuários comentando que seu hábito de fumar não deve ser associado ao que é considerado uma atividade saudável, e que dessa forma outros corredores não precisam respirar a fumaça do tabaco durante as corridas. “Se um corredor que não consegue sentir o cheiro da fumaça der uma respiração profunda ao passar por alguém fumando, pode ser bastante perigoso”, comentou um internauta.