Uma corredora teve um encontro assustador com uma ursa e seus dois filhotes ao percorrer uma trilha estreita na Sierra Madre, estado da Califórnia, nos Estados Unidos. O vídeo do incidente, ocorrido em 8 de novembro, foi gravado pela própria corredora Laura Gold, que felizmente sobreviveu para contar a história.
Os detalhes do encontro foram divulgados junto com um pequeno clipe, em sua conta do Instagram. Gold relatou que estava correndo sozinha quando virou “uma esquina fechada” e ficou cara a cara com a ninhada faminta. “Eu estava a cerca de 12 centímetros de bater na mamãe”, maravilhou-se o caminhante.
A imagem mostra a ursa avançando em direção a ela com os dois filhotes enquanto se depara com eles na trilha. Em resposta, Gold recua e começa a rugir para afastar o grupo.
“Para evitar bater nela, parei o mais rápido que pude e quase escorreguei montanha abaixo ao fazer isso”, relatou ao jornal USA Today. Gold afirmou que já tinha visto os filhotes e sabia que não estava segura, então “usou todos os truques possíveis (exceto spray de urso)” para se salvar.
Os recursos, no entanto, em nada ajudaram, e o urso continuou se aproximando até que outro caminhante chegou e ajudou Gold a afastá-los. A corredora contou à Storyful que a trilha atrás dos ursos estava dividida, com ambos os caminhos levando para baixo da montanha.
Gold disse que ela e o outro caminhante encorajaram os ursos a seguir por um caminho, enquanto desciam pelo outro. Algumas pessoas nas redes sociais criticaram Gold por não lidar adequadamente com a situação.
O vídeo inicial postado no Instagram mostra ela seguindo a mãe ursa mais adiante na trilha, depois que eles se avistaram. Crucialmente, os ursos não parecem demonstrar qualquer interesse em Gold, até que ela os siga ao longo da curva.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)