Press "Enter" to skip to content

Ucrânia terá corredores humanitários e cessar-fogo para fuga de civis

Última atualização 05/03/2022 | 06:57

Enfim, os corredores humanitários anunciados após a segunda rodada de negociações entre autoridades russas e ucranianas, realizada na última quinta-feira (3), em Belarus, foram confirmados e começam a ser criados neste sábado (5), nas cidades de Volnovakha e Mariupol. Eles vêm acompanhados de um cessar-fogo, que vai permitir a fuga, em segurança, de civis.

“Os corredores humanitários e rotas de saída foram acordados com o lado ucraniano”, afirmou o Ministério da Defesa russo em comunicado rapidamente confirmado por Mykhailo Podoliak, chefe de gabinete de Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia. Ainda de acordo com a Rússia, desde 4h (horário de Brasília) os ataques nessas regiões já teriam cessado.

O movimento de evacuação de civis terá prazo de validade. Os dois governos chegaram a um acordo que estabelece cinco horas para que os ucranianos atravessem os corredores humanitários com a garantia de não sofrerem ataques das tropas invasoras. Ainda que não resolva as diferenças entre os dois países, trata-se do primeiro passo efetivo no sentido de preservar vidas.

O prefeito de Mariupol, Vadym Boichenko, disse pelas redes sociais que é necessário aproveitar a oportunidade e deixar a cidade. “Não há escolha a não ser sair”. Veja na íntegra a declaração:

“Caros moradores de Mariupol, a partir de hoje começa a evacuação da população civil na cidade. Não é uma decisão fácil, mas, como sempre disse, Mariupol não são ruas e casas. Mariupol são seus habitantes, somos você e eu. Nossa principal tarefa sempre foi e continua sendo proteger as pessoas”. Nas condições em que nossa cidade está, constantemente sob fogo implacável dos ocupantes, não há outra solução senão permitir que os moradores, isto é, você e eu, deixem Mariupol com segurança”.

Para a fuga, poderão ser utilizados ônibus municipais e veículos próprios, mas é preciso respeitar os corrdores humanitários, evitando rotas diferentes, que não contariam com a garantia do acordo de cessar-fogo.