Correios aguardam retirada de mais de 94 mil documentos perdidos

Os Correios oferecem o serviço Achados e Perdidos para auxiliar aqueles que perderam algum documento. Somente em 2020, mais de 94 mil documentos perdidos foram entregues nas agências.

Os Correios estão com mais de 94 mil documentos pessoais perdidos nas suas agências, aguardando a retirada. A ação faz parte do serviço “Achados e Perdidos” oferecido pela empresa, e tem o objetivo de auxiliar a população na busca pelo documento perdido.

Para consultar se o documento perdido está em posse das agências, o cidadão deve consultar e verificar no site dos Correios, se o documento foi encontrado e em qual agência está disponível para retirada. No momento da retirada, a pessoa deve apresentar outro documento que comprove a sua titularidade e pagar um valor de R$ 5,95.

De acordo com os Correios, os documentos perdidos só podem ser entregues aos proprietários ou representantes legais. Caso o documento esteja em outra cidade, a pessoa pode solicitar para que o mesmo seja enviado à uma agência mais próxima. Os documentos não procurados, são devolvidos aos órgãos que emitiram.

Segundo dados dos Correios, só em 2020 as agências receberam mais de 94 mil documentos perdidos. Nos anos anteriores, a média de documentos perdidos era de 170 mil. O serviço de “Achados e Perdidos”, é realizado pelos Correios há mais de 30 anos.

Além deste serviço, os Correios oferecem outros para toda população, que vão de emissão e regularização de CPF, emissão de certificado digital e entrada no seguro por acidente de trânsito (DPVAT). Desde o ano passado o órgão está envolvido em polêmicas e corre risco de ser privatizado.

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Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

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