Última atualização 05/01/2022 | 11:09
Os Correios estão com mais de 94 mil documentos pessoais perdidos nas suas agências, aguardando a retirada. A ação faz parte do serviço “Achados e Perdidos” oferecido pela empresa, e tem o objetivo de auxiliar a população na busca pelo documento perdido.
Para consultar se o documento perdido está em posse das agências, o cidadão deve consultar e verificar no site dos Correios, se o documento foi encontrado e em qual agência está disponível para retirada. No momento da retirada, a pessoa deve apresentar outro documento que comprove a sua titularidade e pagar um valor de R$ 5,95.
De acordo com os Correios, os documentos perdidos só podem ser entregues aos proprietários ou representantes legais. Caso o documento esteja em outra cidade, a pessoa pode solicitar para que o mesmo seja enviado à uma agência mais próxima. Os documentos não procurados, são devolvidos aos órgãos que emitiram.
Segundo dados dos Correios, só em 2020 as agências receberam mais de 94 mil documentos perdidos. Nos anos anteriores, a média de documentos perdidos era de 170 mil. O serviço de “Achados e Perdidos”, é realizado pelos Correios há mais de 30 anos.
Além deste serviço, os Correios oferecem outros para toda população, que vão de emissão e regularização de CPF, emissão de certificado digital e entrada no seguro por acidente de trânsito (DPVAT). Desde o ano passado o órgão está envolvido em polêmicas e corre risco de ser privatizado.