Corrida de rua pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial em Goiânia

Meia Maratona Internacional de Goiás

Prática bastante popular especialmente aos finais de semana, e que conta com uma quantidade significativa de adeptos, a corrida de rua pode ser tornar Patrimônio Cultural Imaterial de Goiânia. O projeto de lei que dispõe sobre o tema foi aprovado nesta quarta-feira, 18, durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Goiânia.

Proposto pelo vereador Wellington Bessa (DC), o projeto de lei (PL 404/2023) foi aprovado em primeira votação na Casa e tem como objetivo principal incentivar a prática esportiva na cidade, atraindo não só atletas, mas também empresas e organizadores de eventos. O projeto agora segue para análise da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia.

“A corrida de rua já é uma prática consolidada em Goiânia. Pessoas de todas as idades participam dessa modalidade esportiva. Portanto, reconhecer esse esporte é dar voz aos atletas que se dedicam e representam nossa cidade em grandes torneios esportivos, como a tradicional corrida de São Silvestre”, explica Bessa.

Além disso, o vereador ressalta a importância da corrida na promoção da saúde e do bem-estar dos goianienses.

“Incentivar a prática esportiva é contribuir para que as pessoas tenham mais saúde. A atividade física auxilia na prevenção de diversas doenças, como obesidade, pressão alta e doenças cardiovasculares, além de influenciar positivamente na saúde mental dos praticantes”, acrescentou.

Referência

Nos últimos anos, Goiânia consolidou-se como referência nacional em grandes eventos esportivos. A cidade já sediou eventos renomados como a Meia Maratona Internacional de Goiás, a Maratona Internacional de Goiânia e a Corrida Sesi Trabalhador.

“Empresários de todo o Brasil têm apostado em Goiânia como sede de eventos esportivos. Nesse sentido, o projeto de lei fortalece esse segmento e atrai turistas e investidores do segmento fitness, o que contribui efetivamente para o crescimento econômico e para a geração de empregos na cidade”, ressaltou Bessa.

Como um incentivador da corrida de rua, o vereador organiza mensalmente o evento “Treinão à Bessa”, que reúne mais de 300 participantes em cada edição. “Espaços públicos da cidade, como o Parque Areião e o Lago das Rosas, já receberam esse projeto. A próxima edição será realizada no início de maio no Parque Flamboyant”, concluiu.

 

 

 

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Fluminense se despede de Gabriel Pires e negocia com Paulo Baya: confira as movimentações para 2025

Gabriel Pires não faz mais parte do elenco do Fluminense. O meia rescindiu o contrato com o clube para se juntar ao Panserraikos, da Grécia. Sua passagem pelo time carioca em 2024 foi marcada por oito jogos disputados desde sua contratação no início do ano.

Com o anúncio da saída de Gabriel Pires, o Fluminense está mexendo nas peças do seu elenco visando a temporada de 2025. Há negociações avançadas com o jogador Paulo Baya para reforçar a equipe. A torcida tem acompanhado de perto todas as movimentações do clube durante esse período de transição.

Gabriel Pires teve uma trajetória de idas e vindas em clubes ao redor do mundo. O meia passou por equipes na Europa, como a Juventus, Pro Vercelli, Spezia, Livorno, Leganés e Benfica, antes de se aventurar no Al-Gharafa, do Catar, e posteriormente no Botafogo em 2023. Sua chegada ao Fluminense ocorreu após sua passagem pelo clube alvinegro.

Ao longo da temporada conturbada de 2024, Gabriel Pires enfrentou a falta de oportunidades e uma série de lesões, o que o tornou alvo de críticas por parte da torcida tricolor. No entanto, o meia busca novos desafios na sua carreira ao se transferir para o futebol grego.

Para os fãs mais engajados do Fluminense, é possível acompanhar todas as novidades do clube através de canais como o podcast dedicado à equipe e os vídeos com os melhores momentos dos jogos. A chegada de novos reforços e a saída de jogadores são temas constantes de discussão entre os torcedores que aguardam ansiosos o início da temporada. O futuro do clube está em constante movimento, com a expectativa de um time mais forte e competitivo para os desafios que virão pela frente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp