Corumbá e Pilar de Goiás abrem Circuito das Cavalhadas nesta sexta-feira, 9

Cavalhadas de Goiás

O Circuito das Cavalhadas volta à cena neste final de semana com a realização de uma das tradicionais festas do calendário cultural do estado, que terá como palco os municípios de Corumbá e Pilar de Goiás. O evento acontece entre sexta-feira, 9, e domingo, 11, no campo das Cavalhadas Rei Hastimphilo, em Corumbá. Já em Pilar de Goiás, será no sábado, 10, e domingo, 11, no Estádio Municipal Homero Macedo Gomes.

No município de Corumbá, o Circuito será realizado durante a festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira da cidade. As apresentações terão participação da Banda 13 de maio, uma das mais antigas do Estado. Já em Pilar de Goiás, o evento integra a festa de padroeira Nossa Senhora do Pilar, que é comemorada na primeira quinzena de setembro.

A festa é promovida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Circuito conta com um investimento de R$200mil em cada município. A iniciativa a movimentar o turismo e aquecer a economia local.

Circuito das Cavalhadas

As Cavalhadas é uma representação da batalha entre os mouros e cristãos na Península Ibérica, ocorridas entre os séculos IX e XV. A encenação acontece com 12 cavaleiros de cada lado, que apresentam uma luta coreografada e repleta de ornamentos. As batalhas duram de dois a três dias e, ao final, os cristãos vencem os mouros, que no final se convertem ao cristianismo.

Neste ano, o Circuito das Cavalhadas do Governo de Goiás reúne 12 municípios que são: Corumbá, Jaraguá, Palmeiras de Goiás, São Francisco, Crixás, Santa Cruz de Goiás, Santa Terezinha, Hidrolina, Pilar de Goiás, Pirenópolis, Posse, e cidade de Goiás.

Programação:

Cavalhadas em Corumbá de Goiás

Quando: 9, 10 e 11 (sexta, sábado e domingo)
14h30 – Desfile partindo da Praça Waldemar Gomes Teles, rumo ao Campo das Cavalhadas;
15h30 – Corrida ao Campo das Cavalhadas
Onde: Campo das Cavalhadas Rei Hastimphilo – Avenida Nicodemos Costa, Bairro da Torre, Corumbá de Goiás (GO)

Cavalhadas de Pilar de Goiás

Quando: 10 e 11 (sábado e domingo)
Sábado, às 15h: Desfile dos Cavaleiros e primeiro dia de Cavalhadas rumo ao Estádio municipal
Domingo, às 15h: Segundo dia das Cavalhadas
Onde: Estádio Municipal Homero Macedo Gomes – Rua do Estádio, n. 2, Pilar de Goiás (GO)

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos