Jornal Diário do Estado

Corumbá e Pilar de Goiás abrem Circuito das Cavalhadas nesta sexta-feira, 9

Festa é promovida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e conta com um investimento de R$200mil

O Circuito das Cavalhadas volta à cena neste final de semana com a realização de uma das tradicionais festas do calendário cultural do estado, que terá como palco os municípios de Corumbá e Pilar de Goiás. O evento acontece entre sexta-feira, 9, e domingo, 11, no campo das Cavalhadas Rei Hastimphilo, em Corumbá. Já em Pilar de Goiás, será no sábado, 10, e domingo, 11, no Estádio Municipal Homero Macedo Gomes.

No município de Corumbá, o Circuito será realizado durante a festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira da cidade. As apresentações terão participação da Banda 13 de maio, uma das mais antigas do Estado. Já em Pilar de Goiás, o evento integra a festa de padroeira Nossa Senhora do Pilar, que é comemorada na primeira quinzena de setembro.

A festa é promovida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Circuito conta com um investimento de R$200mil em cada município. A iniciativa a movimentar o turismo e aquecer a economia local.

Circuito das Cavalhadas

As Cavalhadas é uma representação da batalha entre os mouros e cristãos na Península Ibérica, ocorridas entre os séculos IX e XV. A encenação acontece com 12 cavaleiros de cada lado, que apresentam uma luta coreografada e repleta de ornamentos. As batalhas duram de dois a três dias e, ao final, os cristãos vencem os mouros, que no final se convertem ao cristianismo.

Neste ano, o Circuito das Cavalhadas do Governo de Goiás reúne 12 municípios que são: Corumbá, Jaraguá, Palmeiras de Goiás, São Francisco, Crixás, Santa Cruz de Goiás, Santa Terezinha, Hidrolina, Pilar de Goiás, Pirenópolis, Posse, e cidade de Goiás.

Programação:

Cavalhadas em Corumbá de Goiás

Quando: 9, 10 e 11 (sexta, sábado e domingo)
14h30 – Desfile partindo da Praça Waldemar Gomes Teles, rumo ao Campo das Cavalhadas;
15h30 – Corrida ao Campo das Cavalhadas
Onde: Campo das Cavalhadas Rei Hastimphilo – Avenida Nicodemos Costa, Bairro da Torre, Corumbá de Goiás (GO)

Cavalhadas de Pilar de Goiás

Quando: 10 e 11 (sábado e domingo)
Sábado, às 15h: Desfile dos Cavaleiros e primeiro dia de Cavalhadas rumo ao Estádio municipal
Domingo, às 15h: Segundo dia das Cavalhadas
Onde: Estádio Municipal Homero Macedo Gomes – Rua do Estádio, n. 2, Pilar de Goiás (GO)