Cory Booker quebra recorde ao falar por mais de 25 horas em protesto anti-Trump

cory-booker-quebra-recorde-ao-falar-por-mais-de-25-horas-em-protesto-anti-trump

Democrata disse que fez jejum de dias em preparação

O senador democrata Cory Booker fez história ao falar por 25 horas e 5 minutos em protesto contra o governo Trump. Em entrevista à CNN, ele revelou que se preparou para seu discurso tendo em mente o recorde anterior de Strom Thurmond em 1957. Para evitar pausas, Booker jejuou e se desidratou dias antes, garantindo que não precisaria usar o banheiro durante todo o discurso.

Booker explicou que desde que ingressou no Senado, sempre sentiu uma sombra pairando sobre a instituição em relação ao discurso mais longo. Sua influência veio das lendas do movimento pelos direitos civis, fazendo com que quebrar o recorde se tornasse uma questão pessoal para ele. O recorde anterior pertencia a Strom Thurmond, que falou por 24 horas e 18 minutos em oposição ao Ato de Direitos Civis de 1957.

Ao ser questionado sobre como conseguiu evitar pausas para ir ao banheiro e permanecer de pé, Booker revelou que parou de comer dias antes e se desidratou. Embora tenha sofrido com cãibras e espasmos musculares, conseguiu permanecer coerente em seu discurso ao longo das horas. Seu esforço foi motivo de elogios e críticas por parte de seus colegas republicanos.

Booker iniciou seus comentários às 19h00, no horário do leste dos EUA, em uma tentativa de chamar a atenção para a atual crise do país. Com apenas 71 dias de governo de Trump, o senador alertou para danos à segurança, estabilidade financeira e democracia dos Estados Unidos. Ele também destacou potenciais cortes no Medicaid e os impactos que teriam nos eleitores e americanos em todo o país.

Durante seu discurso, Booker expressou sua determinação em interromper os negócios normais do Senado pelo tempo que fosse necessário. Como parte da equipe de liderança democrata do Senado, ele enfrentou críticas e elogios, conquistando o reconhecimento de sua coragem e paixão. Booker encerrou seu discurso com a sensação de ter cumprido sua missão de chamar a atenção para os desafios enfrentados pelo país.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp